Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro concede Medalha Tiradentes a Olavo de Carvalho. Aqui.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais uma vez, Olavo acerta na mosca...

Mais um exemplo de um dos estudos que o professor Olavo de Carvalho vem desenvolvendo faz anos. A mente revolucionária em ação, aquela que TOMA um futuro hipotético (o POSSÍVEL tratamento desumano  (ficar sem banho de sol - vejam só...) a que o acusado, CESARE BATTISTI, PODERIA VIR A SER SUBMETIDO, na Itália) como argumento para ações no presente (não vamos devolver o cara POIS ELE PODERIA FICAR PRESO SEM BANHINHO DE SOL lá na Itália). Qual a opção escolhida pelo Brasil então? VAMOS DEIXAR ELE LIVRE, LEVE E SOLTO!!!

Como Olavo sempre disse, é a inversão da realidade, característica das mentes revolucionárias (mesmo que o sujeito não saiba disto), o que destróe na base o que ela supostamente está lutando para preservar. O "mundo real" não funciona com base no futuro pois ele é hipotético por definição. Tomar a autoridade do futuro como fundamento para ações no presente é simplesmente loucura. Quem assim pensa/age está doente e não sabe. Não está situado no "mundo real" pois não entende que é no PRESENTE que vivemos, muito menos entende que agir no presente mudando a realidade vigente (criminoso deve ir para a cadeia e DEPOIS se vê se ele vai ter banho de sol ou não) com base em UMA HIPÓTESE cria situações absolutamente imprevisíveis. Ou no caso das revoluções, produz o que os REVOLUCIONÁRIOS querem: destruir a ordem vigente

Vou dar um exemplo bem menos complexo, pensemos por exemplo em uma mudança de endereço, o sujeito quer mudar de casa. Se ele sentar por um ano e colocar no papel tudo que pode acontecer de inesperado neste processo, mesmo assim ele terá deixado de pensar em infinitas outras possibilidades. Além disto tudo, por mais motivos que esta pessoa tenha para acreditar que esta mudança de endereço seja no final das contas muito melhor que ficar no endereço atual, ele não tem ABSOLUTAMENTE NENHUMA CERTEZA DISTO. O que esta pessoa está fazendo é na verdade apostar nas POSSÍVEIS VANTAGENS que ele imagina ter na nova casa, ou seja, no FUTURO. Mas, como tudo isto está no futuro, NINGUÉM pode ter certeza que será melhor viver na nova casa do que na antiga. 

Pensem sobre isto tudo mas façam também a seguinte reflexão: ninguém hoje está feliz e isto pode ter uma causa, um motivo: TODOS ESTAMOS APOSTANDO QUE O FUTURO (ter mais dinheiro, casar com a fulano e não com a sicrana, ser dentista e não engenheiro) é MELHOR QUE O PRESENTE. Ninguém mais vive o presente, ninguém DÁ VALOR AO QUE TEM NEM AO QUE É. O "bom" é ter aquilo que não tenho (hoje), ser aquilo que não sou (hoje). Acho que o que o Olavo encontrou foi, também, a base de nossa infelicidade no ocidente. Sinto que ele descobriu que estamos TODOS DOENTES, estamos infectados da MENTALIDADE REVOLUCIONÁRIA pois atribuímos ao FUTURO poder sobre o PRESENTE, sobre nossas vidas.

Nada de bom pode sair daí...



Nenhum comentário:

wibiya widget

A teoria marxista da “ideologia de classe” não tem pé nem cabeça. Ou a ideologia do sujeito traduz necessariamente os interesses da classe a que ele pertence, ou ele está livre para tornar-se advogado de alguma outra classe. Na primeira hipótese, jamais surgiria um comunista entre os burgueses e Karl Marx jamais teria sido Karl Marx. Na segunda, não há vínculo entre a ideologia e a condição social do indivíduo e não há portanto ideologia de classe: há apenas a ideologia pessoal que cada um atribui à classe com que simpatiza, construindo depois, por mera inversão dessa fantasia, a suposta ideologia da classe adversária. Uma teoria que pode ser demolida em sete linhas não vale cinco, mas com base nela já se matou tanta gente, já se destruiu tanto patrimônio da humanidade e sobretudo já se gastou tanto dinheiro em subsídios universitários, que é preciso continuar a fingir que se acredita nela, para não admitir o vexame. Olavo de Carvalho, íntegra aqui.
"Para conseguir sua maturidade o homem necessita de um certo equilíbrio entre estas três coisas: talento, educação e experiência." (De civ Dei 11,25)
Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação. Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.
A perversão da retórica, que falseia a lógica e os fatos para vencer o adversário em luta desleal, denomina-se erística. Se a retórica apenas simplifica e embeleza os argumentos para torná-los atraentes, a erística vai além: embeleza com falsos atrativos a falta de argumentos.
‎"O que me leva ao conservadorismo é a pesquisa e a investigação da realidade. Como eu não gosto de futebol, não gosto de pagode, não gosto de axé music, não gosto de carnaval, não fumo maconha e considero o PT ilegal, posso dizer que não me considero brasileiro - ao contrário da maioria desses estúpidos que conheço, que afirma ter orgulho disso". (José Octavio Dettmann)
" Platão já observava que a degradação moral da sociedade não chega ao seu ponto mais abjeto quando as virtudes desapareceram do cenário público, mas quando a própria capacidade de concebê-las se extinguiu nas almas da geração mais nova. " Citação de Olavo de Carvalho em "Virtudes nacionais".