Material essencial

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

KGB continua matando. Ou pelo menos tentando. Suspeita de envenenamento de dissidentes russos

O GLOBO
29.12.2010 | 17h48m

Enviado por Graça Magalhães-Ruether

A promotoria de Berlim abriu um processo de investigação sobre um possivel envolvimento do serviço secreto russo na tentativa de envenenamento do casal Viktor e Marina Kalashnikov. Os dois jornalistas, criticos da politica do Kremlin, que vivem em Berlim desde setembro último, foram internados em um hospital da cidade em outubro depois de passar mal. Exames confirmaram que os dois tinham uma concentração de mercúrio no sangue 25 vezes acima do normal. Viktor Kalashnikov revelou em entrevista à revista “Focus” já ter sido ameaçado por ex-colegas da KGB.

O caso chamou a atenção da justiça porque os dois são dissidentes do governo russo e Viktor, que tem hoje 58 anos, foi oficial da KGB, o serviço secreto, até a desintegração da União Soviética, em 1991. Martin Steltner, porta voz da promotoria de Berlim, confirmou que o departameto de crimes políticos assumiu as investigações.

Já em 2006, um ex-agente da KGB, Alexander Litvinenko, morreu envenenado por ex-colegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo