Material essencial

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Colocar vagabundo na cadeia é do tempo da República Velha. Na Repúplica Democrática da Dilma traficante tem quer ser "pacífico".

LIVREARBÍTRIO
 

Cavaleiro: feito sob medida para as FARC. Dá-lhe dilma, bem que chávez falou que você era "a" cara.

Provavelmente vocês conhecem as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) de Sérgio Cabral, governador do Rio... Para o retrato oficial e a imprensa de exultação, os policiais chegam, se instalam, e os vagabundos (entenda-se traficantes, bandidos, pilantras) vão embora — ou então se “pervetem” em bons rapazes, já que ninguém vai pro xadrez. 

Ora, ou narcotráfico está se acomodando à presença da UPP ou estamos diante de um milagre. Você acredita neste tipo de milagre?




Bem, esse tipo de coisa (milagre) não é muito comum. Deparo-me com esse texto do Caio Menezes do JB Online. É curtíssimo, porém muito eloqüente.
Apesar de terem reduzido sensivelmente o poderio e a influência do tráfico de drogas nas 12 favelas em que já foram instaladas, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ajudaram também os traficantes a cortarem seus gastos.
“Onde há UPP, embora o volume da venda de drogas tenha diminuído, os donos do morro ganham, proporcionalmente, mais dinheiro. Não precisam trocar mais tiro com ninguém, pagar armeiros ou soldados. Os viciados sentem-se mais seguros, sem o risco de tiroteios. A única tristeza dos traficantes é pela proibição dos bailes funk, com os quais lucravam até R$ 300 mil em uma noite”, disse um agente da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod).
Para Paulo Storani,  pesquisador do Instituto Universitário de Ciências Policiais da  Cândido Mendes e ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, o aumento da margem de lucro do comércio ilegal de drogas pode ser creditado à presença de policiais.

“Ah, Jaufran, então você está dizendo que as Unidades de Polícia Pacificadora são ruins?” Não! Enquanto os traficantes não forem presos, estamos vendo uma mera acomodação. Na prática, o narcotráfico está sendo legitimado desde que não exagere e não ofenda certo senso de decoro da população local. Esses “comerciantes” estão sendo civilizados. Para que  exibir rifles só para assustar o povo do asfalto? O que acontece é que está se politizando essa “categoria social”, entiendes? A ex-ministra do presidente Lula (agora nossa presidente) já deu o recado: “o modelo é esse!”. O Brasil será invadido por essas UPPs. O pessoal da erva e do pó louvam e dão graças. Colocar vagabundo na cadeia é do tempo da República Velha. Na Repúplica Democrática da Dilma traficante tem quer ser pacífico, mas sem deixar de tirar o seu pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo