Material essencial

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dica do professor Olavo de Carvalho - Geraldo Mello Mourão




marlonrn | 29 de setembro de 2008
Programa Memória política de Gerardo Mello Mourão, produzido pela TV Câmara. Gerardo foi um poeta, romancista, ensaísta, jornalista e político brasileiro. Católico praticante, foi padre por alguns anos. Pertenceu ao movimento integralista de Plínio Salgado, tendo sido preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e a militar de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere durante cinco anos e dez meses (1942-1948). Foi deputado federal, tendo o mandato cassado pela ditadura militar. Morou por muito tempo fora do Brasil, no Chile e na China, de onde foi correspondente da Folha de São Paulo. Amigo de Guignard, Michel Deguy, Pablo Neruda e Albert Camus, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. No Brasil, em 1999, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro de poesia pelo épico A Invenção do Mar.

Nascido na cidade de Ipueiras, no Ceará, morreu no Rio de Janeiro em março de 2007, dois meses após ter completado 90 anos de idade.

***

Neste programa, Gerardo fala, entre outros assuntos, sobre sua infância e família no Ceará, sua formação cristã, o movimento integralista, Tristão de Athayde, Plínio Salgado, Augusto Frederico Schmidt, Getúlio Vargas, suas prisões durante o Estado Novo e a segunda guerra mundial, a ditadura militar, a divisão esquerda-direita etc.

***

Edição, texto e pesquisa: Ana Maria Lopes

Entrevista: Tarcísio Holanda, Ana Maria Lopes e Ivan Santos

Edição de Imagens: Joelson Maia

Produção: André Laquintinie

TV Câmara Maio 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo