Material essencial

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Climategate ou Globogate? JN, agora só falta você

Fonte: MÍDIA A MAIS
por Redação Mídia@Mais em 3 de dezembro de 2009

Eis transcrição do áudio/vídeo do Jornal da Globo, com nossos comentários em negrito:


“A temperatura está subindo, o gelo está derretendo, os fenômenos climáticos estão por aí. O homem - que polui, desmata e desperdiça - seria o culpado disso tudo. Quantas vezes isso foi dito nos últimos anos? [
Quantas vezes a Rede Globo disse isso nos últimos anos, com toda a imponência e solenidade que lhe são peculiares? ]


A Organização das Nações Unidas sempre foi porta-voz desse alerta. [
No Brasil, a Rede Globo não foi a única porta-voz do IPCC, mas sem dúvida, foi e é a maior; nunca deu tratamento igual aos céticos do AGA; na verdade nunca nem sequer os mencionou]. O Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima - o IPCC, da ONU - é usado como base em grandes discussões mundiais sobre o assunto e, inclusive, recebeu o Nobel da paz em 2007 dividindo o prêmio com Al Gore.
Mas agora o IPCC está sob suspeita.[E a Rede Globo, depois de anos atuando como o arauto brasileiro do catastrofismo global, com a maior equipe de repórteres, jornalistas, comentaristas e “especialistas”, não teve tempo nem disposição de investigar o assunto que já vem levantando suspeitas desde 1996? Incompetência, descaso, arrogância ou há algo mais por trás dessa negligência?] As informações usadas pela Organização das Nações Unidas para traçar um panorama do clima no mundo não seriam confiáveis.[Livros, dezenas de estudos científicos, centenas de cientistas estrangeiros e brasileiros, todos refutando as informações do IPCC e a Rede Globo não sabia de nada, nenhum de seus jornalistas jamais ouviu falar dos céticos. É nisso que a Rede Globo quer que acreditemos? A Globo é recorrente nesse comportamento, como por exemplo, na época do referendo do desarmamento, quando entrou de cabeça na desinformação mais absurda, dando ouvidos a todo tipo de informação pró-desarmamento e tentando a todo custo desmoralizar as pessoas que buscavam alertar para os fatos como eles são]. E-mails de um dos principais centros de estudos, que fornecem dados para a ONU, mostram que pode ter havido manipulação nas pesquisas. [Pode ter havido descuido na ocultação da fraude.]
Milhares de mensagens e documentos eletrônicos foram roubados da unidade de pesquisa climática de uma Universidade da Inglaterra - a East Anglia - e divulgados na internet. Eles mostrariam que um grupo importante de pesquisadores teria omitido dados para justificar o aquecimento global. [Eles não “mostrariam”. Eles mostram!]
Phil Jones, um cientista respeitado da Universidade de East Anglia, e que já recebeu mais de US$ 10 milhões para desenvolver pesquisas, escreveu: "eu acabei de concluir um 'truque' de adicionar às temperaturas reais de cada série dos últimos 20 anos para esconder o declínio". As palavras "truque" e "esconder o declínio" chamaram a atenção.[Eureca! A casa caiu em função dessas palavras. Atentai: a descoberta da pólvora e a invenção da roda não foram noticiadas pela Globo com mais antecedência, logo, há suspeitas se realmente aconteceram. Somos todos imbecis aos olhos da Globo? No recentíssimo dia 08/11/2009 a mesma Rede Globo apresentava em seu programa dominical “Fantástico” segmento especial reforçando a idéia que hoje tenta esconder, para manter a pose, livrar a cara, ou seja lá como o leitor quiser classificar tal atitude. Novamente: com tanta verba publicitária, estatal e privada, a Rede Globo mantém a maior equipe de profissionais do jornalismo brasileiro e anda assim, nem sequer um deles foi capaz de pesquisar ou ler notas sobre a fraude do aquecimento global antropogênico? É difícil acreditar que a incompetência seja a desculpa para a mais competente/influente rede de TV do Brasil. Tamanho não é documento, pois o Mídia@Mais, sem verba, faz ampla cobertura do assunto desde fevereiro de 2009, quando iniciamos nossas atividades].
Para alguns pesquisadores, Phil Jones, estaria manipulando dados sobre o clima nas décadas passadas para esconder informação: a de que - em comparação com os dias de hoje - houve uma redução na temperatura mundial e não um aquecimento global. [Alguns pesquisadores? Que eufemismo ridículo é esse? São milhares de cientistas, professores e alguns jornalistas mundo afora, inclusive no Brasil].
Em nota, a Universidade de East Anglia declarou que Phil Jones - Diretor da Unidade de Pesquisas Climáticas - pediu afastamento do cargo até o fim das investigações.
A ONU disse que os processos do IPCC são robustos, abrangentes e que um grupo não consegue pôr em risco os resultados do estudo nem comprometer a credibilidade do painel”.[Esse é o “padrão Globo de qualidade”: para a Rede Globo, o outro lado é justamente aquele com quem compartilhou, incestuosamente, a cama da desinformação, do cinismo que mistura pseudociência, pseudo jornalismo e interesses agora não tão ocultos].

Mas tudo isso foi ao ar no Jornal da Globo, já tarde da noite (02/12/09 - 23h59). Agora só falta você, JN. Talvez a Globo convoque um de seus locutores/comentaristas mais conhecidos para gritar: “Eu sabia! Eu sabia!”

“Levava uma vida sossegada...gostava de sombra e água fresca. Meus Deus quanto tempo eu passei sem saber....” [Sei...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo