Caracas, 22 de janeiro – A União de Organizações Democráticas da América (UnoAmérica) exigiu hoje, mediante um comunicado de imprensa, para que seja anulado o informe da UNASUL sobre o massacre de Pando, realizado por Rodolfo Mattarollo, devido a que três das supostas vítimas mencionadas no informe apareceram vivas.
Luis Eduardo Zabala, Vicente Rocha Rojas e Nelson da Silva, supostas vítimas do massacre, apareceram com vida no Brasil e saíram a desmentir a veracidade do informe elaborado pela UNASUL sobre o fato. Da Silva acrescentou que não havia feito a denúncia anteriormente por temor a represálias.
Em comunicados anteriores, a UnoAmérica, confederação que agrupa organizações não-governamentais da América Latina, havia desqualificado o relatório de Mattarollo dado a sua histórica vinculação no Exército Revolucionário do Povo (ERP), da Argentina, e com as FARC colombianas.
No comunicado emitido hoje, assinado pelo presidente da confederação, o venezuelano Alejandro Peña Esclusa, a UnoAmérica pediu não somente a anulação do informe como a renúncia de Mattarollo em seu papel de investigador do massacre.
A UnoAmérica também exigiu a libertação imediata do Governador de Pando, Leopoldo Fernández, a quem considera um “bode expiatório” e um preso-político do governo boliviano.
Finalmente, a UnoAmérica sugeriu aos demais governadores e dirigentes da oposição boliviana a solidarizar-se com Fernández e – em vista das novas revelações que desqualificam o informe – exigir conjuntamente sua libertação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo