Material essencial

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

QUE SAUDADES TIVE DE OUTROS 7 DE ETEMBRO

Por e-mail

Deixei de propósito, passar o dia passar o 7 de setembro de ontem, para ver quais seriam os comentários cabíveis a fazer hoje. Não fosse o calendário para confirmar que hoje são 8, diria que foi pulado o 7.


Forram enxurradas de lembranças dos 7 de setembro que vivi como estudante. Primeiro no Colégio Paranaense – Sessão Feminina – e depois na Escola de Professores do Paraná. Na pré e adolescência foram sete anos, quando desde agosto, todo o colégio começava os ensaios para a parada. D. Raquel, a professora de Educação Física, começava os ensaios para o desfile, que só perdia em garbo e disciplina, para os quartéis.


A animação, o empenho nosso, alunas, não era menor que o dos militares. Tínhamos como porta-bandeiras, as mais altas. O efetivo de alunas era distribuído em “pelotões”, com uma “chefe” que ia à frente. D. Raquel não permitia desalinhamento, passado errado, olhar para o lado para ver se o namorado ou a família estava aprovando. Era chamada atenção na hora, em pleno desfile. Era só olhar à frente e sem pestanejar.


E o garbo? Cultivávamos com o maior carinho, pois só o Exército nos superava. Acredito que por simpatia de D. Raquel, fui todo o ginásio e Escola de Professores, chefe de pelotão. Se eu ficava orgulhosa? Não estão sentido que até agora lembro com uma pontinha de orgulho? Será pecado?


‘Não tinha um passo errado. Ninguém olhava para os lados. As fileiras eram perfeitas. Se D. Raquel fosse Comandante de alguma guarnição, o desfile não seria mais perfeito.


Alguma diferença com o dia de ontem? Se HOJE o presidente não tem heróis para reverenciar, a nós naquele tempo não faltavam vultos e datas para reverenciar e proclamar nossa cidadania já despertada. O presidente hoje, reverencia Lamarca, Che Guevara – emprestado – Frei Beto, e os traidores criminosos que queriam entregar nosso país para o partido da Hidra Vermelha, o que só conseguiram com o apoio de maus brasileiros e políticos mais interessados com status pessoal, servindo também, o econômico ou político. Basta prestar atenção nas sessões das Torres Gêmeas do Congresso, e VER o valhacouto que se tornaram, com o aval explícito do Executivo.


Um triste 7 de setembro foi apresentado ontem . Nem a imprensa achou espaço para a data.Felizmente não preciso de manchetes para lembrar o evento. MEU CORAÇÂO – TEIMOSAMENTE – ENCARREGA-SE DISSO.


Glacy Cassou Domingues – Grupo – Guararapes.

Fort. 08/ 09/ 2008-09-08


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo