Entende-se por plágio o ato de assinar ou apresentar como seu uma obra artística ou científica de outrem.
Usualmente o plagiário simplesmente copia um texto e atribui a si mesmo a autoria. Eventualmente poderá inverter certas frases, mudar de lugar, etc. Mas há uma forma mais sutil de plagiar: trata-se de copiar um texto integralmente, retirar alguma frase forte do autor original e coloca-la em epígrafe como o nome do mesmo e adulterar o texto iniciando por um parágrafo em que é reconhecida a originalidade (citar, p. ex. “como disse fulano”, ou “no seu livro tal fulano demonstrou que ....”), colocar algumas frases do original entre aspas, supostamente reconhecendo a originalidade e prosseguir imediatamente a apresentar o restante do texto como seu.
Para melhor induzir o leitor em erro colocar outras frases entre aspas nos demais parágrafos dando a impressão de ser uma referência ao original, reforçando-se aqui e ali pela citação do nome do autor original. Desta forma consegue-se: 1. induzir o leitor no erro de estar lendo um texto de autoria do plagiário entremeado de citações e 2. evitar acusações de plágio ou falsidade ideológica.
É claro que simultaneamente é preciso uma reza forte ou muita torcida para que nenhum conhecedor do texto original se depare com o plágio! Nem sempre é possível. Há pessoas estudiosas que percebem claramente a falsidade e denunciam.
Quem quiser ver um exemplo vá em: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2008/07/que-coisa-feia.html, e acesse os dois links para comparação dos textos.
Heitor De Paola
O autor é escritor e comentarista político, membro da International Psychoanalytical Association e ex-Clinical Consultant, Boyer House Foundation, Berkeley, Califórnia, Membro do Board of Directors da Drug Watch International, e Diretor Cultural do Farol da Democracia Representativa (www.faroldademocracia.org) . Possui trabalhos nas áreas de psicanálise e comentários políticos publicados no Brasil e exterior. E é ex-militante da organização comunista clandestina, Ação Popular (AP). É autor do livro "O Eixo do Mal Latino-Americano e a Nova Ordem Mundial". Site: www.heitordepaola.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo