Material essencial

quinta-feira, 26 de junho de 2008

CAMPANHA - “JULGAR O CHÁVEZ”

Do blog MOVCC


Mais de 30 associações estão apoiando a campanha “Julgar o Chávez”, onde várias organizações encaminharam a petição à Corte Penal Internacional de Haya para que se investigue o presidente por sua ligação com as FARC.

William Cárdenas - advogado da Plataforma de Venezuelanos em Madrid, uma das organizações demandantes, considera que há indícios suficientes para estudar o caso, sobretudo, depois das informações obtidas do PC de Raúl Reys. - "As FARC cometeram crimes de lesa humanidade, como seqüestros e assassinatos. Acreditamos que é um feito gravíssimo, como sugerem os computadores de 'Reyes', que Chávez tenha patrocinado e financiado a guerrilha", sustenta Cárdenas.

Em uma carta dirigida ao fiscal da CPI Luis Moreno Ocampo em 14 de março passado, eles asseguram que existem "provas sobre a possível atuação do presidente Hugo Chávez em apoio ao grupo guerrilheiro, expressado no suporte econômico, logístico, estratégico e armamentista".

Se a Corte autorizasse a abertura de uma investigação para posteriormente julgar o mandatário venezuelano, seria a primeira vez que essa instância judicial trataria de um caso relacionado a um chefe de estado em atividade. De momento, não tem data prevista para que a CPI tome uma decisão,"é um processo complexo e longo, porém temos confiança", disse Cárdenas.

Para sensibilizar a comunidade internacional no caso, a Plataforma de Venezuelanos em Madrid iniciou a campanha "Julgar a Chávez", que iniciou há uma semana em Miami.

"Agora queremos organizar um grande evento em associações de toda Europa em Madrid, mas de momento já contamos com o apoio de 30 organizações", comentou. Entre elas, a Associação de Mães e Mulheres Venezuelanas no exílio (Amavex), a Resistência Civil de Venezuelanos no exterior (Recivex), entre outras.

A Plataforma a qual representa Cárdenas nasceu em 2002 e está formada por um grupo de cidadãos venezuelanos que residem na Espanha. Esta organização já denunciou Chávez em varias ocasiões ante o tribunal de Haya, sem êxito até a data, por "violação dos direitos humanos". Material da AOL/Latina – tradução de Arthur (MOVCC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo