Material essencial

segunda-feira, 24 de março de 2008

COLÔMBIA SAIU DA LISTA NEGRA

Do blog MOVIMENTO ORDEM E VIGÍLIA CONTRA A CORRUPÇÃO

Os feitos em matéria de segurança impulsionam a economia do país andino que cresce acima da média na América Latina.

Na Colômbia existe uma vida além da guerrilha e do narcotráfico. Em seis anos, o país saiu de uma crise econômica e da violência desenfreada, para estrear um clima de otimismo.

O país que já esteve alinhado com o Afeganistão e Nigéria nas listas negras dos EUA, agora passou a encabeçar as estatísticas de crescimento da América Latina, e hoje é o destino de muitos investimentos estrangeiros. As conquistas, segundo os analistas, estão na matéria de segurança.

A bandeira da segurança levou o conservador Álvaro Uribe à presidência em 2002. Uribe prometeu que Estado recuperaria o controle territorial com combate sem tréguas aos grupos armados e ao narcotráfico. “E ele cumpriu. Sua estratégia de Segurança Democrática tem respaldo generalizado" reconhece Alfonso Cuéllar, editor-chefe de Semana, a revista política mais influente. "Hoje o país é outro. Com dificuldades ainda, porém é outro”. As FARC estão encurraladas. A metade de seus efetivos (uns 10.000 guerrilheiros) acorreu aos programas de reintegração, junto a 30.000 paramilitares.

Os seqüestros e atentados estão deixando de ocupar as páginas dos jornais. Os analistas concordam entre si: a segurança gerou um "círculo virtuoso" de confiança, inversões, consumo e crescimento, que explicam a bonança colombiana, que se tornou um dos principais destinos dos imigrantes latinos.

Fonte: El País – Leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo