Evento público · De Instituto Olavo de Carvalho
-
“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” 1Cor 12:7-11
O que é discernimento dos espíritos?
De onde vem um desejo, uma inclinação? Quais são os critérios pelos quais podemos avaliar a origem de um pensamento ou de uma aspiração?
Na epístola citada acima, vemos que o discernimento dos espíritos é um dos dons do Espírito Santo.
Se é assim, o que se pode fazer para obter um dom que por definição pertence a Deus? Se o discernimento dos espíritos é uma qualidade sobrenatural, como pode ser adquirido? E se não o recebemos, que podemos fazer para identificar as origens de nossos pensamentos e sentimentos? E mais, qual é afinal a importância real de conhecer essas origens?
Essas são algumas das perguntas que vamos tentar responder na palestra “Discernimento dos Espíritos”, a ser ministrada pelo Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho Neto à 28 de julho de 2012, às 15:00hs, na sede do Instituto Olavo de Carvalho, na Rua Visconde do Rio Branco, 449, 80410000 – Curitiba – Paraná.
Para os interessados que não puderem assisti-la presencialmente, a palestra será transmitida online ao vivo pelo IOC (perguntas poderão ser dirigidas ao professor via chat), e a gravação será posteriormente disponibilizada para download. O investimento é de R$ 50,00, e as inscrições podem ser feitas aqui: http://www.institutoolavodecarvalho.com/inscricoes.html
Luiz Gonzaga de Carvalho Neto é professor e tradutor, lecionou Cosmologia e Religião Comparadapor vários anos no “Seminário Permanente de Filosofia e Humanidades” da Faculdade da Cidade – Rio de Janeiro e no IPD – Curitiba, onde também ministrou o curso “Aprimoramento Intelectual pela Leitura dos Clássicos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo