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sexta-feira, 23 de março de 2012

VITÓRIA/ES: Rede social ganha balcão de reclamações

 

GAZETA ONLINE

Grupo "Fala Vitória 156", no Facebook, tem 3 mil membros

09/03/2012 - 22h30 - Atualizado em 09/03/2012 - 22h30

A Gazeta

Elotn Lyrio
emorati@redegazeta.com.br

Moradores da Capital resolveram usar o Facebook para reivindicar soluções para problemas da cidade. Eles criaram um grupo na rede social com o mesmo nome do serviço de reclamações da Prefeitura de Vitória, o Fala Vitória 156.

No ar desde 29 de fevereiro, a comunidade já tem mais de 3 mil membros. A ideia veio do empresário Dárcio Bracarense, que quis reunir em um só grupo reivindicações de todo o município.
"Pensei em criar uma comunidade que atuasse como uma espécie de corregedor social, concentrando demandas de toda a cidade", conta.

Na página, são postados vídeos e fotos de cenas do cotidiano, como buracos nas ruas, lixo espalhado e outras reclamações. "Nossa atuação é independente de quem está no poder. É um grupo de pressão."

foto: Fábio Vicentini

ES - Vitória - Darcio Bracarense e Marcos Marinho Delmaestro, que criaram uma página no facebook para reclamar de problemas da cidade- Editoria: Cidades - Foto: Fábio Vicentini-

Dárcio Bracarense e Marcos Delmaestro: fotos de cenas como esta são postadas

Adesão

O empresário comemora o fato de que em pouco mais de cinco dias a comunidade já possuía mais de 3 mil membros, até de fora da cidade.

Ele revela que algumas queixas feitas na página já foram até atendidas pela prefeitura. "Tivemos uma solicitação sobre a limpeza pública na Praia do Canto que foi resolvida, porque a própria prefeitura está no grupo", disse.

Outro membro da comunidade, o autônomo Marcos Delmaestro, frisa que o objetivo da página não é político. "Não temos vínculo nenhum", afirma.

Democracia

Segundo ele, a intenção vai muito além de reclamar. O propósito é promover discussões. "É um canal aberto para a discussão da vida em Vitória, um espaço livre e democrático para mostrar que juntos somos mais", ressalta.

O grupo também conta com a participação de vereadores da Capital e até funcionários da prefeitura. "Temos uma ferramenta de diálogo", disse. Para participar do grupo é preciso ter um perfil no Facebook e solicitar autorização dos moderadores.

Prefeitura: nome gera confusão

A Prefeitura de Vitória afirmou ter conhecimento da existência do grupo "Fala Vitória 156" no Facebook, mas alerta que esse não é um canal oficial para se comunicar com a administração.
"A existência de um grupo com o mesmo nome de um serviço da prefeitura pode confundir o cidadão se este imaginar que, ao postar alguma reclamação ou sugestão, estará se comunicando com a administração municipal", diz, por meio de nota.

O texto segue, afirmando que a prefeitura tem canais oficiais para atendimento à população, como a Ouvidoria, o próprio Fala Vitória 156 e o Fale Conosco em seu site oficial (www.vitoria.es.gov.br). A administração acrescenta que também está disponível no Facebook e no Twitter, por onde é possível se manifestar.

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