Material essencial

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NIVALDO CORDEIRO: curso sobre o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, agora on line

Meus Amigos,

Decidi oferecer o curso sobre o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, agora on line. Os interessado poderão se inscrever pelo link http://www.cedetonline.com.br/index.php/ementa-dom-quixote-e-a-ciencia-politica

Cordialmente,

Nivaldo Cordeiro


______________



Ementa - Dom Quixote e a Ciência Política

Informações Gerais
Obs: As aulas ficarão disponibilizadas para download após o curso. Os alunos que se inscreverem após o término do curso terão acesso aos vídeos gravados.
Descrição
O curso tem por objetivo fazer uma leitura pública da obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, abordada desde o ponto de vista da ciência política. Dessa forma, será menos um exercício literário que um de filosofia, embora os aspectos estilísticos não possam ser relegados a plano inferior. Mario Vargas Llosa escreveu que este é um livro para o século XXI, no que estava muito certo: Cervantes fez a crônica do seu tempo e uma profecia de tudo que está acontecendo no mundo no presente momento, depois de quinhentos anos. Autores como Ortega y Gasset, Miguel de Unamuno e Eric Voegelin, que explicitamente apoiaram-se no romancista espanhol, terão sua obra escrutinada em sala de aula para uma melhor compreensão do texto.
O curso terá como eixo principal explorar o conceito descoberto por Cervantes de Segunda Realidade, o mecanismo mental que é toda a aventura política e sociológica da modernidade. Este conceito esgota a descrição da modernidade e nada se torna inteligível se o observador contemporâneo não tiver clareza desse legado cervantino.
Serão quatro aulas semanais e em cada uma delas um trecho do romance será abordado, sempre com a escolha do mais relevante para breve leitura ilustrativa em sala de aula. Será sobretudo uma forma de leitura pública do Dom Quixote, um convite a sua meditação. Os aspectos biográficos de Cervantes tampouco serão negligenciados, uma vez que a obra não é inteligível sem se ter uma clara visão da vida heróica realizada por Cervantes. A obra e o homem formam uma unidade indissolúvel e precisam ser compreendidas como um conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo