Material essencial

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Newt Gingrich afirma que só ele pode vencer Obama Pré-candidato republicano obteve vitória inesperada na Carolina do Sul

 

VEJA

22/01/2012 - 21:26

"Posso concorrer ponto a ponto com Obama nos grandes temas", disse Gingrich

"Posso concorrer ponto a ponto com Obama nos grandes temas", disse Gingrich (Eric Thayer / Reuters)

O ex-presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos Newt Gingrich afirmou no domingo em vários programas televisivos que ele é o único candidato republicano capaz de vencer o presidente Barack Obama em novembro. Gingrich, que na noite do sábado obteve uma inesperada vitória nas primárias republicanas da Carolina do Sul contra o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, tentou "vender" em vários dos principais programas dominicais sua capacidade de recuperar a Casa Branca nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

"Posso concorrer ponto a ponto com Obama nos grandes temas. Existem grandes diferenças", disse Gingrich em declarações à rede CNN. Gingrich afirmou que um duelo entre ele e Obama em novembro seria "muito melhor para os republicanos que a de uma luta entre Romney e Obama".

Ao explicar seu ressurgimento na disputa, Gingrich comparou sua campanha com a do falecido ícone do Partido Republicano Ronald Reagan, que em dezembro de 1979 estava 30 pontos atrás do então presidente democrata Jimmy Carter. Reagan, lembrou Gingrich, conseguiu convencer o eleitorado com suas ideias conservadoras e "o país decidiu que ele tinha razão".

Competição - Em um programa da rede NBC, ele advertiu, em relação à candidatura de Romney, que "a última coisa que os republicanos querem é nomear alguém que vá afundar em setembro", quando o presidente Obama aceitar a candidatura democrata. "Vencer Barack Obama tem que ser a missão número um do Partido Republicano. Um segundo mandato de Barack Obama será um desastre para este país, e eu estou comprometido a vencê-lo", assegurou, apesar de as pesquisas indicarem que a maioria dos republicanos acredita que Romney tem mais chances de vencer Obama.

Segundo Gingrich, a mensagem dos eleitores da Carolina do Sul foi dupla - por um lado, "dor e sofrimento pelo tremendo nível de desemprego" e por, outro, o "nível de raiva" contra o sistema estabelecido. Questionado sobre o ceticismo em relação à sua candidatura, ele repetiu que só ele pode vencer a Obama e que, para as primárias da Flórida no dia 31 de janeiro, os eleitores terão a opção entre Romney, "candidato do establishment", e o "conservadorismo populista de Reagan" que ele representaria.

Conservadorismo - Gingrich levou essa mesma mensagem levou a um programa da rede CBS, no qual disse que só ele tem a experiência, o histórico e a capacidade de "transmitir uma mensagem conservadora com autenticidade". Romney, até então o líder da corrida republicana à nomeação à Casa Branca, é criticado pelos membros mais radicais do partido por ser moderado. Agora, Gingrich, Romney e Santorum competirão ferozmente nas primárias da Flórida. Ron Paul decidiu evitar essas primárias para se concentrar nos caucus (assembleias populares) de outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo