GAZETA DO POVO
'Financial Times' diz que resultado é sinal de que os emergentes não estão imunes à crise mundial
6/12/11 - 14h37
A estagnação da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano foi encarada pelos analistas internacionais como mais um sinal de que a aparentemente inabalável forças dos países emergentes não está imune às turbulências da crise internacional. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, o PIB brasileiro teve crescimento zero entre julho e setembro, em comparação com o período anterior.
O jornal inglês “Financial Times”, umas das mais respeitadas publicações econômicas do mundo, chamou a atenção para o fato de o consumo no país, até então classificado como “vibrante”, ter sido contaminado pelo enfraquecimento do setor industrial. O jornal lembra ainda que a interrupção no crescimento do país foi divulgada menos de uma semana após a China anunciar que sua atividade industrial em novembro havia encolhido, o que não acontecia em quase três anos. Ao mesmo tempo, ressalta o FT, a Índia também anunciou seu menor crescimento em dois anos.
Apesar do resultado estável do PIB, analistas ouvidos pelo jornal inglês acreditam que as medidas de incentivo ao consumo baixadas pelo governo na semana passada, ajudarão a economia a se recuperar a partir do segundo semestre do ano que vem. Ouvidos pelo FT, economistas do banco de investimentos japonês Nomura estimam que o Brasil vá crescer 3% este ano e 3,2% em 2012.
Já a rede de TV americana FoxNews tem prognósticos ligeiramente mais otimistas: crescimento de 3,09% em 2011 e 3,48% no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo