Material essencial

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Igualdade formal e igualdade sociopática, digo, substancial/material. Onde e como o delírio esquerdopata tenta enganar a todos fazendo de conta que a segunda igualdade é tão boa quanto a primeira.

BRUNO GARSCHAGEN
QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2011

A equipe do Portal Libertarianismo vem fazendo um trabalho admirável de seleção, publicação e difusão das ideias da liberdade. Traduzir e legendar os vídeos do LearnLiberty.org foi uma bela ideia, que já elogiei aqui no blog. Hoje decidi publicar o vídeo acima no qual o professor James Otteson, da Yeshiva University, faz uma síntese eficaz sobre liberdade e igualdade.




Uploaded by  on Dec 6, 2011
Dois valores centrais na vida política americana são a liberdade e a igualdade. Mas esses valores são conflitantes? Como o professor James Otteson explica, isso depende em como você os define. Há mais de uma forma de se pensar sobre a liberdade, e mais de uma forma de se pensar sobre a igualdade. No caso da igualdade, existe a igualdade formal e a igualdade material ou substancial. A igualdade formal é a igualdade perante a lei, ou seja, significa que todo mundo será tratado como um indivíduo desconhecido, sem ser beneficiado ou punido por ser uma pessoa em específico. Já a igualdade material ou substancial, é a igualdade que se manifesta quando todas as pessoas tem a mesma quantidade dos bens ou que tem o mesmo nível de felicidade. E para entender quais as implicações dos dois tipos de igualdade, assista o vídeo.

Tradução de Russian.
Transcrição, revisão e legendas de Juliano Torres.

Portal Libertarianismo: "Evoluindo Ideias e Indivíduos."
www.libertarianismo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo