Material essencial

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Botando ordem no recinto

PROSA & POLÍTICA
09/04/2011

POR GIULIO SANMARTINI


A notícia mais importante do dia 8, foi sem dúvida a tragédia ocorrida na Escola  Municipal Tasso da Silveira no subúrbio do Realengo RJ,  com 12 mortos e 12 feridos. A  segunda mais importante partiu do porta voz da presidência ao informar que “…Dilma Rousseff chorou ao saber da tragédia e disse estar ‘chocada e consternada”.
A presidente  chorou e embargou a voz ao pedir um minuto de silêncio em homenagem às crianças assassinadas. “Encerro meu pronunciamento cumprimentando os empreendedores individuais, mas, sobretudo, homenageando crianças inocentes que perderam a vida e o futuro neste dia, lá em Realengo. Por isso, proponho um minuto de silêncio para que nós mostremos a nossa homenagem a esses brasileirinhos que foram tirados tão cedo da vida.”
Mas aí aconteceu um fato imperdoável (especialmente para Dilma), o fotográfo encaregado de registar o fato, teve um problema e não conseguiu fazer a foto da presidente chorando, que seria emblemática em sua carreira.
Mas o incidente não abalou muitos blogs desconhecidos, outros com grande número de visitas, pelo menos um jornal e uma agências  notícias de reconhecida importância, este simplesmente valeram-se de fotos onde Dilma Rouseff parece chorando, mas que nada tem a ver com o assunto e sem que o leitor seja alertado para esse fato.
Na  fotomontagem dessa nota, pode-se ver na parte de cima à direita a imagem mais usada nesses dias, mas foi tirada em 19/11/2010, na primeira reunião do Diretório Nacional do PT após as eleições, quando  a presidente eleita Dilma, agradeceu o apoio dos militantes na campanha e durante o pronunciamento   chegou a se emocionar.
Aquela a esquerda, onde a emoção è menos flagrante foi no seu discurso de posse dia 1°/1/2011.
Uma das colunas informativas mais importante da imprensa brasileira, usou o seguinte exórdio (9/4): “Ela (Dilma) estava muito triste com o que aconteceu no Rio”, disse “Bono, vocalista do U2, também lamentando a tragédia na escola do Realengo”. Na foto abaixo vemos os dois, onde a única coisa que não apresentam e tristeza, fato que se repetiu nas outras do evento.
Não tenho a mínima intenção de admoestar meus colegas da imprensa, mas me vejo na obrigação de fazer essa denuncia, haja vista que esse fato espúrio depõe contra o jornalismo como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo