Material essencial

sexta-feira, 11 de março de 2011

"Jesus não era revolucionário", diz papa Bento 16 em novo livro

BOL
10/03/2011


da Livraria da Folha
Vincenzo Pint/AFP
Papa Bento 16 disse que cristãos devem rejeitar a ideia de que o Universo tenha surgido por acaso
"A violência é o instrumento preferido do anticristo, não é útil ao humanismo, mas à desumanidade", diz papa Bento 16


Em seu novo livro "Jesus de Nazaré: da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição", o papa Bento 16 diz que Jesus "não vem [ao mundo] empunhando a espada de um revolucionário".

No volume, o sumo pontífice afirma que "os terríveis resultados de uma violência motivada religiosamente estão, de modo drástico, diante dos olhos de todos nós. A violência é o instrumento preferido do anticristo, não é útil ao humanismo, mas à desumanidade".

Segundo o líder espiritual, a imagem do Cristo revolucionário foi difundida nos anos de 1960, quando intelectuais interpretaram a passagem da purificação do templo como um ato político.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter


"Esta tese provocou uma onda de teologias políticas e de teologias da revolução", censurando tacitamente movimentos como a teologia da libertação.

Dividido em nove capítulos, o título é a sequência de "Jesus de Nazaré", de 2007. No Brasil, deverá ser publicado pela editora Planeta.

Visite a estante dedicada à religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo