Material essencial

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Educação na demoNIOcracia pós a CONTRA-REVOLUÇÃO de 1964

Cavaleiro: meu pai e todos da sua geração foram educados durante o GOVERNO MILITAR. Aprendiam  muito mais e sobre mais coisas do que os das gerações formadas durante a demoNIOcracia desde o fim da CONTRA-REVOLUÇÃO DE 1964. Desafio qualquer um a provar o contrário. É isto que quero ressaltar, e não comparar Lula com FHC ou com Itamar, Collor ou qualquer outro. Vamos ver um pedaço de uma matéria publicada na mídia sobre a avaliação do ensino brasileiro frente ao ensino mundial:

A matemática ainda é o ponto mais fraco dos estudantes do País. Apesar de ter subido 16 pontos, a média nacional - de 386 - ainda fica 111 pontos abaixo da média da OCDE.

Cavaleiro: ou seja, alguma coisa como 30% abaixo da média.

Em ciências, a média brasileira subiu 15 pontos e chegou a 405, enquanto em leitura, onde houve a maior evolução - 17 pontos -, alcançou 412... Em leitura, quase metade dos brasileiros avaliados alcança apenas o nível 1... O nível 1 significa que esses adolescentes são capazes de encontrar informações explícitas nos textos e relacioná-las com o cotidiano deles. E só. Não são analfabetos, mas têm somente o grau mínimo de habilidade de leitura.


Em matemática, 69% dos estudantes do País chegam apenas ao nível 1, contra 73% em 2006. Esses jovens não conseguem ir além dos problemas mais básicos e têm dificuldades de aplicar conceitos e fórmulas. Na avaliação da OCDE, eles teriam inclusive dificuldades de tirar proveito de uma educação mais avançada.


Em ciências, 54,2% dos brasileiros avaliados ficaram no nível 1 - ou seja, conseguem apenas entender o óbvio e têm enormes dificuldades de usar ou compreender essa disciplina. Em 2006, 61% estavam nesse patamar.


Na outra ponta, apenas 1,3% dos estudantes atinge os níveis 5 e 6 em leitura, 0,8 % em matemática e 0,6% em ciências.


Entre 2003 e 2006, a média geral brasileira havia crescido apenas um ponto. Em leitura, havia caído 10, e permanecido estável em ciências. Apenas matemática havia crescido. Nesta edição, o Brasil conseguiu superar, na América Latina, Colômbia e Argentina, mas ainda está atrás do Chile, Uruguai e México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo