Material essencial

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Entrevista com Luiz Bassuma em três partes, por Augusto Nunes

AUGUSTO NUNES


05/11/2010
 às 23:24 \ Vídeos: Entrevista

Luiz Bassuma, deputado federal pelo PV da Bahia, que deixou o PT por ser contra a legalização do aborto

O deputado federal Luiz Bassuma disputou o governo da Bahia sem carros de som, sem faixas e, sobretudo, sem dinheiro. Arrecadou pouco mais de R$ 100 mil, mas conseguiu 9% dos votos nas urnas de Salvador. Paulo Souto, segundo colocado na corrida estadual, gastou R$ 5,6 milhões e obteve 14% do eleitorado da capital. “Fizemos um bom combate”, conclui Bassuma na primeira parte desta entrevista dividida em três blocos. Funcionário concursado da Petrobras, elegeu-se vereador em 1996 pelo PT. A escolha do partido foi determinada por um artigo do estatuto  que garantia aos filiados “liberdade de consciência”. Treze anos depois, a direção nacional aplicou a Bassuma a pena de um ano de suspensão, por ter-se declarado contra a descriminalização do aborto. Tal punição, entre outras restrições, impede o parlamentar de apresentar projetos de lei ou participar das comissões na Câmara. “Eu me tornei um deputado zumbi”, explica. Em 2009, Bassuma optou pela filiação ao Partido Verde (PV).






09/11/2010
 às 14:19 \ Vídeos: Entrevista

Luiz Bassuma, deputado federal pelo PV da Bahia, que deixou o PT por ser contra o aborto (parte 2)

Nesta segunda parte da entrevista, o deputado federal Luiz Bassuma, do PV da Bahia, conta que o projeto de lei que previa a legalização do aborto, apresentado em 1991, só foi colocado em votação no plenário da Câmara em 2005 ─ em meio ao escândalo do mensalão. O governo apoiava o projeto, informa. Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil, declarou em várias entrevistas que era favorável ao aborto de fetos com 11 semanas. Para impedir a aprovação, Bassuma ajudou a criar a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, que hoje coordena e reúne 220 parlamentares. Em 7 de novembro de 2005, a descriminalização do aborto foi barrada na Câmara pela diferença de um voto. “Dilma e o PT pregam uma visão de mundo materialista”, afirma o deputado.






12/11/2010
 às 19:02 \ Vídeos: Entrevista

Luiz Bassuma, deputado federal pelo PV da Bahia, que sugeriu a Lula contar tudo sobre o mensalão (parte 3)

Durante a crise do mensalão, Lula tinha duas alternativas: cercar-se de juristas cinco estrelas e esconder a verdade ou – como fariam os estadistas – revelar aos brasileiros o que efetivamente havia acontecido. O deputado federal Luiz Bassuma, na época ainda filiado ao PT, aconselhou o presidente a optar pela segunda alternativa. Lula escolheu a primeira. Na terceira e última parte desta entrevista, Bassuma afirma que o governo petista perdeu a chance de exterminar o câncer da corrupção no país. Também aponta as diferenças entre o PT e o Partido Verde, comenta a performance de Marina Silva nas eleições deste ano, lembra a relevância dos valores éticos e diz que o PV não pode perder a chance de consolidar-se nas eleições municipais de 2012.  “Temos que enfrentar o desafio de ser oposição”, acredita o deputado. “Se o Partido Verde quiser se constituir numa alternativa para o Brasil, precisa ser independente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo