Material essencial

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CERCO À IMPRENSA: Dono da Globovisión na Venezuela pedirá asilo político nos EUA

CLICRBS
26 de novembro de 2010 | N° 9002

Empresário pede asilo aos EUA

O presidente da emissora de TV venezuelana Globovisión, Guillermo Zuloaga, anunciou na quarta-feira à noite que pediu asilo político aos EUA.

Zuloaga ainda negou a acusação feita pelo presidente Hugo Chávez de que teria encomendado seu assassinato, por US$ 100 milhões. Nessa linha de raciocínio, Chávez criticou o fato de os EUA terem concedido abrigo a Zuloaga após o empresário ter sua prisão decretada pela Justiça venezuelana, em 11 junho último.

De acordo com o presidente, ao permitir que o empresário entrasse em seu território, os EUA tentaram pegá-lo para ajudá-los a preparar um golpe no país sul-americano. Na última segunda-feira, Chávez exigiu que a Suprema Corte mantenha a ação criminal contra Zuloaga, a quem define como fugitivo. Afirmou que, caso o empresário não se entregue às autoridades do país, tomará providências que poderiam prejudicar as atividades da Globovisión.

– Não ligo para o que eles dizem sobre mim, mas como é possível haver um canal de televisão, cujo proprietário é um fugitivo da Justiça que tem a capacidade de ir contra seu país, contra seu governo, contra seu presidente? – disse o presidente.

Sócio majoritário da Globovisión, Zuloaga deixou a Venezuela imediatamente após o mandado de prisão emitido contra ele.

Também proprietário de uma concessionária, ele teria ocultado veículos em sua casa para especular com os preços. É acusado, portanto, de esconder parte de sua propriedade para fins especulativos e de conspiração contra o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo