Material essencial

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ministro nega pedido para suspender divulgação de pesquisa encomendada por Índio da Costa

SUPERIOR TRIBUNAL ELEITORAL
27 de outubro de 2010 - 10h16

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves (foto) negou pedido da coligação de Dilma Rousseff para suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral encomendada à empresa GPP por Índio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra. A coligação de Dilma pretendia obter liminar que proibisse a publicação dos dados da pesquisa. Para o ministro, a representação não especifica em que ponto a lei teria sido violada.

Citando matérias jornalísticas, a coligação “Para o Brasil seguir mudando”, que apoia Dilma, aponta a existência de “muitos indícios que evidenciam manobra oportunista na divulgação dos resultados da pesquisa". Afirma também que o teor da pesquisa "foi conhecido antes mesmo de ser encerrado o período de apuração [do levantamento]”. 

“Deve ser obstada a divulgação de resultados de pesquisa de instituto com as reconhecidas ligações relatadas, quanto mais quando estes já anunciam saber o resultado bem antes de encerrado o período previsto para as entrevistas de campo”, ressalta a coligação de Dilma no pedido. 

Decisão
Para o ministro Henrique Neves, contudo, a coligação de Dilma, apesar de afirmar que são muitos indícios que evidenciariam a existência de “manobra oportunista”, não indica, de forma precisa, quais regras previstas na legislação (artigo 33 da Lei 9.504/97 e Resolução TSE 23.190/09) teriam sido violadas. Além disso, argumenta Henrique Neves, eventual divulgação de pesquisa ou resultado antes do prazo legal “não enseja, por si, a suspensão da sua divulgação”.

MB/GA

Processo relacionado: Rp 373841

Leia mais:26/10/2010 - Coligação de Dilma Rousseff quer impedir divulgação de pesquisa encomendada por Indio da Costa


Cavaleiro: o que nos diz a pesquisa que DILMA ABORTO queria que sumisse?

SERRA 45

26/10/2010

Serra cresce em todo o Brasil : Diferença cai de 14 para 5,5 pontos

Diferente dos resultados divulgados pelos Institutos de pesquisa, o instituto GPP registrou no TRE, sob o no. 37219/2010, uma pesquisa comprovando que José Serra passou de 32% para 47% dos votos válidos. A mesma pesquisa indica que a candidata do governo atingiu 53% dos votos válidos.

A margem de erro é de 1,8 ponto para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 23 e 25 de outubro.

O resultado nada mais é do que a comprovação do clima de animação e crescimento que sentimos nas ruas. Portanto, falta pouco para virarmos esse jogo e garantir a vitória do Serra. Vamos trabalhar dobrado, divulgar o crescimento da campanha, convencer os indecisos.

Estamos bem próximos de fazer história, de mostrar ao Brasil que a competência e a verdade podem vencer.

Vamos juntos nessa reta final para lutar pela democracia, pela liberdade, por um Brasil mais verde e amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo