Material essencial

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Colombia eleita para o Conselho de Segurança da ONU

Do El Nuevo Herald


Tradução: Arlindo Montenegro


El Nuevo Herald, 13/10/10

Por Edith M. Lederer/AP/Nações Unidas
El Nuevo Herald, 13/10/10


Nesta terça-feira, a Colombia foi eleita para representar a América Latina no Conselho de Segurança das Nações Unidas.


A Colombia, Africa do Sul e India, obtiveram, sem oposição, os assentos reservados para a AL, Africa e Asia, respectivamente, na primeira votação realizada pelos 192 membros da Assembléia Geral.

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, agradeceu aos 186 países que votaram pela eleição da Colombia para o Conselho de Segurança.

"É uma grande honra para o nosso país", disse o governante no município de El Dovio, departamento de Cauca, a 240 km a Oeste de Bogotá. "Quero agradecer daqui, aos 186 países que apoiaram a Colombia, entre os 192 presentes".

A Alemanha também obteve um lugar, em renhida luta com Portugal, conseguindo o segundo lugar para as nações pró-ocidentais, depois que o Canada retirou sua candidatura.

Dez dos 15 assentos do Conselho são ocupados por representantes de cada região do mundo, dos quais 5 são eleitos a cada ano, para representar cada região por dois anos. Os cinco assentos restantes são reservados aos membros permanentes, com direito a veto: EUA, Grã Bretanha, França, Russia e China.

A Alemanha recebeu 128 votos, um a mais que os dois terços requeridos. Portugal recebeu 122 e o Canadá 114 votos. Na eleição efetuada por voto secreto, os candidatos precisam de maioria de dois terços para ganhar o assento.

Nas votações sem oposição, a Colombia obteve 186 votos, Africa do Sul, 182 e a India 187.

O presidente da Assembléia Geral, Joseph Deiss, declarou que 190 membros votaram no grupo pró-ocidental, o que significa que são necessários 127 votos para a maioria de dois terços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo