4 DE AGOSTO DE 2010
O colunista Jackson Diehl fez pesadas críticas ao líder brasileiro. “O melhor amigo dos tiranos no mundo democrático — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — mais uma vez foi humilhado por um de seus clientes”, escreveu. Segundo Dielh, o cliente é o iraniano Mahmud Ahmadinejad, “o patrocinador do terrorismo e que nega o Holocausto”. O texto afirma que Lula ofereceu asilo à condenada Sakineh Ashtiani, “sob pressão de manifestantes brasileiros”.
CNN
De acordo com o site da rede de TV norte-americana, “apesar da pressão internacional, o Irã afirmou que rejeita a oferta de asilo a uma mulher sentenciada à morte por apedrejamento”. O texto lembra que ativistas de direitos humanos escreveram uma carta a Lula, dizendo que sua oferta de asilo era um “passo importante” para salvar Sakineh Ashtiani.
Al-Jazeera
Em seu site, a rede de TV Al-Jazeera repercutiu a declaração do porta-voz da chancelaria iraniana sobre Lula e citou o apelo do presidente brasileiro ao colega, Mahmud Ahmadinejad, feito durante um comício, no sábado passado. O texto também lembrou que a União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido já haviam apelado pela vida da iraniana condenada.
BBC
“O Irã afirma que o presidente brasileiro não tinha informação suficiente quando ofereceu refúgio a uma mulher iraniana sentenciada à morte por apedrejamento.” Assim começa o texto publicado ontem no site da emissora britânica BBC, que estampou a foto de um Lula sorridente. A reportagem enfatiza que Brasil e Irã têm “fortes laços”.
Theguardian
O jornal britânico divulgou que o Irã “desprezou” a oferta de asilo feita por Lula. “Autoridades (iranianas) dizem que o presidente brasileiro, ‘humano e emocional’, pode não ter todos os fatos sobre o caso Sakineh Mohammadi Ashtiani”, afirma o texto que introduz o leitor ao assunto. Correio Braziliense
LEIA TAMBÉM:
Diplomacia da mesa do bar de Tia Rosa – Estadão – Por José Nêumanne
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo