BLOG DO JHEITOR
Queimando Campo é uma coletânea de contos caipiras e mais alguns textos já publicados no Blog do JHeitor.
São 48 páginas com pequenos “causos” para uma leitura rápida e digestiva, onde a tônica é o bom humor do homem do campo que em sua simplicidade e pureza leva a vida com sabedoria.
Minha primeira tentativa como contador de histórias e que se tornou livro foi Santa Helena, o ninho do gavião vermelho, publicado em 1995 e patrocinado por um amigo, o comerciante Claudio Conte, cujo nome faço questão de deixar aqui registrado, e que, para minha felicidade, esgotou sua primeira edição.
O livro conta a história real de um humilde carreiro (para quem não sabe, o condutor de carro de boi) que, com muito trabalho e sabedoria cabocla, se tornou dono de uma fazenda de café no interior do Estado de São Paulo nos anos 1920.
Esgotada a primeira edição, fui aconselhado a tentar uma segunda para divulgar mais esse meu primeiro trabalho que circulou apenas em nível regional.
Ao tentar essa façanha pela segunda vez, me deparei com as dificuldades por que passam os autores desconhecidos, agora ainda maiores que em 95, quando consegui publicar o livro apenas porque foi patrocinado, portanto pago antecipadamente.
Às editoras conhecidas, tradicionais, é pura perda de tempo enviar qualquer coisa para avaliação, pois caso as Todo Poderosas resolvam se dignar a publicar, o que é raríssimo, uma vez que nem lêem o trabalho, o autor ficará a ver navios em termos de resultados.
Foi então que encontrei na internet, por informação de amigos, uma editora, chamada Clube de Autores, que anunciava: “Publicamos seu livro de graça” e “você escolhe quanto quer ganhar”.
Por “publicar de graça”, entenda-se que você envia o trabalho já formatado em A5, revisado, a capa criada pelo próprio autor, ou seja, tudo por sua conta e risco, restando à editora apenas o trabalho árduo de levar um Cd até a gráfica.
A segunda decepção acontece quando você vai procurar saber sobre o “quanto você quer ganhar”. Ao fazer uma simulação, descobre-se que a comissão da editora é nada menos que 93% do preço final do livro e assim, ou fica a um preço exorbitante, impraticável a qualquer leitor, ou você ganhará algo muito próximo de zero.
Sendo assim, resolvi oferecer meu trabalho gratuitamente a quem se interesse, pedindo apenas uma contribuição voluntária aos que desejem fazê-lo, ajudando assim um contador de “causos” a continuar inventando suas patacoadas.
O primeiro trabalho é uma coisinha pequena chamada “Queimando Campo”, onde conto algumas histórias imaginadas por mim, e uma ou outra bobagem ouvida pelos bares a que coloquei uma roupa de domingo ou como diz o caipira uma “roupa de ver Deus”.
A quem tenha a curiosidade de ler, por enquanto, poderá baixá-lo AQUI ou pedir diretamente, dizendo se prefere em PDF ou Word, em meu email:
jhmontansconde@yahoo.com.br
Todos serão atendidos.
A quem queira contribuir, a conta é:
Caixa Econômica Federal
Conta n° 2881 – 013 – 6784-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo