ALERTA TOTAL
Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Domingo, 18 de abril de 2010
Por Jorge Serrão
Os presidentes não são eternos. Suas popularidades, idem. Eternos são os diamantes. Nem que seja em título de filme de James Bond. Pois então que o famoso agente 007 nos explique por que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, apresentou ao popular presidente do Brasil um dos maiores especialistas na comercialização global de diamantes. O pessoal do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos devia acompanhar mais de perto o interesse repentino de Lula sobre o assunto. Pode render bons negócios.
Quem merece um diamante é a italo-brasileira Marisa Letícia Lula da Silva. Nesta terça-feira, 13 de abril, o presidente em exercício do Brasil, José Alencar, vai assinar um decreto que admite Marisa no quadro suplementar da Ordem do Rio Branco, no Grau de Grã-Cruz. A mulher de Lula receberá a mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Ana Maria Amorim, mulher do Chanceler petista Celso Amorim, também será agraciada com a comenda. Somos todos gratos a ambas pelos relevantes serviços que prestaram ao Brasil. Uma tonelada de diamantes é pouco para a grandeza delas.
Deixando que outros se ocupem de investigar a recente paixão de Lula pelas pedras preciosas ou pelos prêmios de sua amada primeira-dama, vamos cuidar de outras pedras no caminho da sucessão presidencial deste ano. Foi o sabido Apedeuta quem identificou aquilo que deve ser uma grande pedreira a ser derrubada para a nada fácil missão de fazer o eleitorado digerir a candidatura da Dilma Rousseff. O inimigo de Lula foi identificado como “Tuíto”. Os aliados não entenderam bem quando ele nominou o tal inimigo pelo telefone via satélite. Tuíto? Ah, sim. Lula se referia ao microblog Twitter.
O popular chefão advertiu seu assessor de que é preciso tomar muito cuidado com o tal “tuíto”. Os marketeiros petistas não se mostram tão preocupados quanto Lula. Afinal, montam uma das maiores frentes de batalha midiática da história para garantir que a internet seja decisiva para eleger Dilma. Tanto que já contrataram da Telefonica, em Brasília, nada menos que 4.600 pontos de banda larga para a batalha virtual que mobilizará a militância e atacará os adversários ou inimigos – com respostas imediatas aos ataques da oposição.
Será uma grande prova para a liberdade de pensamento e a consequente liberdade de expressão. Ainda mais no momento em que o governo colocou, em consulta pública, há uma semana, uma proposta de “Marco Legal da Internet no Brasil”. O grande temor ´r que tal projeto crie mecanismos para a censura prévia, cerceando a já questionável liberdade no exercício do jornalismo.
O princípio constitucional inquestionável é: liberdade de informar, sem censura prévia e, se houve problemas, pedido de direito de resposta que, não sendo atendido, pode virar ação judicial. Jornalistas e veículos de comunicação estão sujeitos agora à legislação comum (códigos Civil e Penal). O Supremo Tribunal Federal acabou, muito bem, com a famigerada Lei de Imprensa (mecanismo dispensável em uma democracia verdadeira, que nem é o nosso caso).
O projeto de Marco Legal prevê que pessoas que se sintam difamadas por algum conteúdo entrem em contato com o provedor, que poderá manter o conteúdo no ar (se responsabilizando por sua veiculação) ou retirá-lo e comunicar seu autor sobre a reclamação. Se o autor quiser que as informações voltem à internet, ele terá que se identificar e responder por elas, inclusive perante a Justiça. Bonito na teoria, mas pode não funcionar na prática, gerando prejuízo para a liberdade de informação.
Os segmentos esclarecidos da sociedade precisam ficar cada vez mais atentos às pretensas boas intenções da nazipetralhada – sempre focada em cercear quem se coloca contra seu projeto coletivista de perpetuação no poder. Se o bicho pegar, “tuíto” neles, com a força e dureza de um diamante.
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Abril de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo