16/03/10
Em greve de fome, dissidente cubano segue em estado grave
Jornal da Manhã - Anchieta Filho
O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 18 dias, segue em estado grave, porém estável, e continuará no hospital nos próximos dias. Em entrevista à JP, ele explicou que a greve de fome é um protesto contra a morte de Orlando Zapata Tamayo, preso político que morreu após passar 85 dias em greve de fome.
Para o dissidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cúmplice do assassinato de Zapata.
“Considero que Lula é um assassino, ele poderia ter cancelado a visita a Cuba, mas não fez isso e preferiu negociar com o país”. De acordo com o cubano, Lula pode ser considerado um assassino ao lado de Raul Castro pois, para eles, Orlando Zapata Tamayo era um preso comum, e os líderes não respeitaram sua memória.
Fariñas, de 48 anos, apresentou alguns sintomas de melhora, com a pressão arterial mais estável, mas segue recebendo soros fisiológicos por via intravenosa.
O dissidente começou o jejum há duas semanas, para pedir a liberdade de 26 presos políticos cubanos doentes, como disse e, em protesto pela morte do também preso político Orlando Tamayo, após uma greve de fome de quase três meses. Ouça a entrevista completa abaixo (tem um vídeo curto e o áudio completo).
Cavaleiro do Templo,
ResponderExcluirO dissidente cubano está redondamente enganado a respeito do Lula.Veja bem:
1. O Lula sempre luto contra ditaduras e contra bandidos, pois não vai dar bolsas para quem estiver preso;
2. Sempre defendeu Fidel Castro, porque sendo um autêntico democrata sempre foi desapegado ao poder e trabalha pela cidadania;
3. Protegeu o Césare Battisti, porque sempre foi um idealista e defensor dos direitos humanos, um pacifista perseguido pela ditadura italiana;
4. Deportou os boxeadores porque queriam fugir de Cuba e buscar a liberdade em outros países, incluindo o Brasil;
5. Dá dinheiro a Evo Morales invadiu as refinarias da Petrobrás e exporta cocaína para o Brasil;
6. Deu a embaixada a Zelaya porque deveria dar um golpe de estado em Honduras e permanecer no poder, a revelia da constituição, do Congresso e do Poder Judiciário;
7. Enfrentou o Estado Judeu, para proteger seu amigo Ahmadinejad, para abafar uma contra revolução e fabricar sua bomba atômica;
8. Enfrentou os generais do Brasil, fez o PNDH-3 para instaurar a liberdade, extinguir a lei de Anistia e proteger as crianças da pena de morte pelo aborto.
Então o Lula é um autêntico democrata, nós é que não o compreendemos. É humano, sincero, justo e honesto, exemplo de liderança para o Brasil.
Lutou contra os militares porque eram opressores, injustos, perversos e que não tinham respeito pelas coisas do Brasil. Que iriam promover o maior retrocesso do Brasil.
Mas nós devemos ficar tranquilos, que o Lula vai inserir o Brasil no seio e na plenitude da cultura ocidental.
Att. Madeiro