Material essencial

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"Todos nós, brasileiros, sentimo-nos honrados"?

Por e-mail


Senhor Paulo Skaf,

Presidente da FIESP

Recebi este informe da instituição que o sr. preside, através de um amigo, e gostaria de contestar a afirmação feita pelo sr. no trecho abaixo destacado.

Logo no início de sua manifestação o senhor afirma que "todos nós, brasileiros, sentimo-nos honrados", em relação à homenagem que o presidente brasileiro vai receber do Woodrow Wilson International Center for Scholars em New York.

Quero lhe dizer, sr. Skaf, que o senhor não tem o direito de falar em nome de "todos os brasileiros", em primeiro lugar, porque não lhe passamos procuração para tanto; e em segundo lugar, porque isto não reflete a realidade. Este sentimento é, no máximo, seu e daqueles que estão satisfeitos com a esbórnia que este senhor - que ocupa temporariamente a cadeira da presidência - tem promovido no Brasil. Quando muito, o senhor pode falar "em nome" das pessoas que representa nessa instituição, que não é, de forma alguma, uma parcela significativa dos cidadãos brasileiros.

Ademais, afirmar que o sr. Luiz Inácio é "homem atuante e comprometido com os interesses do Brasil" é desconhecer que, sendo comunista, os interesses do sr. Luiz Inácio não são de forma alguma coincidentes com os "do Brasil" mas com os da organização comuno-internacionalista que ele foi fundador e é membro até hoje, o Foro de São Paulo. Não creio que o sr. desconheça este fato mas, por elegância e respeito, prefiro aceitar que seja assim.

Não tenho muito mais a dizer mas peço-lhe apenas que pense que, para uma revolução comunista prosperar, é necessário o dinheiro da "burguesia", representada pelos empresários, banqueiros, industriais e homens de negócio. O sr. está, com esse discurso deslocado da realidade, apenas fornecendo a corda com que mais tarde será enforcado. E não sou quem digo isso mas a história, dito e feito nas palavras dos comunistas Lenin e Stalin.

Faça bom proveito mas não use o nosso nome; nós, a grande parcela do povo brasileiro, não lhe outorgamos poderes para tal.

Atenciosamente,

Graça Salgueiro


Woodrow Wilson International Center for Scholars
do Smithsonian Institution,
em apoio ao Brazil Institute, apresenta


Prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público


em homenagem ao

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva


O Brazil Institute – órgão criado pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars do Smithsonian Institution, com o objetivo de examinar questões de relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos – homenageia o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A solenidade ocorrerá no Waldorf-Astoria Hotel, em Nova Iorque, EUA, durante jantar com a presença dos presidentes do Grupo EBX, Eike Batista, e do ExxonMobil, Rex W. Tillerson, além dos co-presidentes do Brazil Institute, Alain J. P. Belda, e embaixador Anthony Harrington, entre outras autoridades.


“No momento em que o Woodrow Wilson Center e o Brazil Institute homenageiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, todos nós, brasileiros, sentimo-nos honrados. Não apenas pelo reconhecimento feito ao nosso primeiro mandatário, homem atuante e comprometido com os interesses do Brasil, como porque o WWC é o fórum de políticas públicas de maior importância dos Estados Unidos. Essa respeitada instituição, além do debate com líderes empresariais, acadêmicos e tomadores de decisão em todos os níveis, também pesquisa e busca soluções para os grandes temas de interesse mundial, sempre de maneira não partidária. Sem falar de que o Brazil Institute tem patrocinado a presença de estudiosos brasileiros em seus significativos programas, contribuindo diretamente para o nosso desenvolvimento”.



Paulo Skaf

Presidente da Fiesp e do Ciesp



Segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Recepção: 19h30 - Jantar: 20h15

Waldorf Astoria
301 Park Avenue - Nova Iorque - EUA
Traje Social

RSVP Jeane Capelli Pen
Tel/Fax: (11) 3815-9616 - Cel: (11) 9165-9951
E-mail: jpen@uol.com.br - Site: http://www.wilsoncenter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo