Material essencial

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Filme importantíssimo - A Onda

Fonte: REVISTA ESPAÇO ACADÊMICO

Este filme (A Onda) é por demais importante e poderia ser assistido em grupos para depois o pessoal conversar sobre o assunto. É sobre a estratégia experimental e inteligente do professor que mostra na prática aos seus alunos como nascem os movimentos revolucionários. Os alunos perguntam ao professor como pôde o povo alemão ter sido tão cego aos nazistas. Ele mostrou na prática.

Encontrei a transcrição do discurso do professor, que está na parte final do artigo. Uma análise do filme está no link acima e é muito errada em algumas partes, por exemplo quando o sujeito diz que o nazi-fascismo é de direita. Eu perguntaria só para começar: como pode nazi-fascismo ser de direita se NAZISMO é NACIONAL SOCIALISMO? Esta análise é, para mim, apenas desinformação, mesmo contando com algumas percepções interessantes.



“Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram.
Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho”.

2 comentários:

  1. Genial, isso deveria ser mostrado em todas as escolas no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Genial, você me deu uma idéia. Se começar a ver o filme sendo difundido pelo Brasil nas nossas escolas, saiba que foi você o responsável!!!

    Se der certo, PARABÉNS!!!

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo