Material essencial

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

OS CULPADOS PELA CRISE

NIVALDO CORDEIRO
21/02/2009

A REVISTA VEJA que chegou às bancas retrata matéria originalmente publicada na revista Times que, em pesquisa no seu site, escolheu os 25 principais responsáveis pela crise que ora vivemos. Obviamente um exercício ocioso e desinformativo feito pela congênere norte-americana, vez que não é possível fulanizar a crise, que foi construída ao longo de décadas. Nenhum desses macrocéfalos escolhidos tem mais do que uma pequena porção de responsabilidade, embora no plano da consciência individual sejam grandes criminosos. Não ignoravam o crime que praticavam.

 

Desde logo: o culpado pela crise é a crença socialista generalizada que tomou conta dos que deveriam ser a elite – os governantes, a burocracia estatal, a classe universitária – vez que toda essa gente deu as costas à tradição do Ocidente e abraçou as idéias coletivistas, no limite da alucinação. Acrescento aqui também os homens de empresa, formados pelos socialistas nas cátedras e que perderam completamente o senso crítico. Tornaram-se todos servos de Rousseau, Marx e Gramsci. Em perspectiva histórica mais larga, de Epicuro e Zenão, a tradição degradada do Ocidente. São criminosos do espírito, sofrem de psicopatologia.

 

Essas idéias fizeram do Estado o ente supremo para consertar a humanidade, aperfeiçoando-a pela reengenharia social (como se isso fosse possível). A ferramenta fundamental desse processo tem sido o processo legislativo. É preciso que seja sublinhado que esse processo legislativo torto tem dois lados. O primeiro é fazer leis positivas contra a lei natural. O segundo é não fazer as leis necessárias de acordo com o direito natural. As duas faces da mesma moeda.

 

Uma segunda ferramenta fundamental é a crença de que se pode eliminar a restrição natural da lei da escassez pela emissão de moeda. O aspecto econômico mais visível da crise é que a via inflacionária da prosperidade esgotou-se. O estouro das chamadas bolhas é isso, o esgotamento da via inflacionária. Por isso preços caem, sejam de commodities, sejam de imóveis, sejam de ações. Eles estavam em níveis absolutamente artificiais. Nesse processo a riqueza falsa da inflação deixa de existir.

 

Uma variante da via inflacionária é o agigantamento da dívida pública, em todos os países. A contrapartida dela é o agigantamento do gasto público de toda ordem, na ânsia de eliminar o risco existencial e de fazer do gasto público o elemento de distribuição artificial de renda. Claro que na fase ascendente do ciclo inflacionário o processo parece racional e dá resultados visíveis. É a falsa prosperidade. Com a crise o encanto se acaba e as finanças públicas tendem a entrar em colapso. Estamos em meio a esse processo, à escala mundial. O passo seguinte é a pressão dos clientes do Estado para a elevação da carga tributária além do nível insano em que já está. Será o combate final entre Leviatã e Beemoth. As massas irracionais pedindo ao Saturno estatal a salvação, algo impossível.

 

Um capítulo à parte desse combate está entre os privilégiados da vasta corporação dos aposentados, que permeia todas as classes sociais, e os pagadores de impostos. Essa corporação tem várias formas, uma delas a previdência pública e outra os fundos de pensão. Obviamente que a generalização desse Estado Benemerência (como bem apelidou Ortega y Gasset em um dos seus textos finais, em 1953) não se sustenta, nem do ponto de vista econômico e nem do ponto de vista ético. Será o grande nó a ser desatado pela presente crise e um calote nesses falsos direitos adquiridos me parece algo inevitável e imediato. Será doloroso e politicamente desastroso. Mas será feito.

 

Temos aquilo que Voegelin viu na Alemanha de Hitler: uma elite estúpida e criminosa conduzindo as massas criminosas e estúpidas. Vimos o que houve àquela altura. Vemos o que acontece agora. De novo e de novo a história se repete. O falcão não é mais controlado pelo falcoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo