Material essencial

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Colômbia desmantela rede de narcotráfico ligada ao Hezbollah

ESTADÃO
quarta-feira, 22 de outubro de 2008

REUTERS

BOGOTÁ - A Colômbia desarticulou uma rede de narcotráfico e lavagem de dinheiro em meio a uma operação internacional que resultou na detenção de 111 pessoas, entre as quais três acusados de enviar dinheiro ao grupo islâmico Hezbollah, infomou a Procuradoria Geral do país.

"Durante a Operação Titã, iniciada em julho de 2006, foram capturadas 90 pessoas no exterior e 21 na Colômbia", afirmou o órgão em um comunicado, na terça-feira, revelando que entre os detentos estavam oito colombianos com pedidos de extradição feitos pelos EUA.

A organização desarticulada lavava dinheiro dos cartéis do Norte do Vale, de Antioquia e de grupos paramilitares, operando na Colômbia, nos EUA, no Canadá, na Europa, no Oriente Médio, na África, na Ásia e na América Central.

"A organização criminosa utilizava rotas que passavam pela Venezuela, pelo Panamá, pela Guatemala, pelo Oriente Médio e pela Europa, colocando o dinheiro resultante da venda de substâncias ilegais nos mercados internacionais, por meio de várias modalidades de lavagem como transferências internacionais e comercialização de bens móveis e imóveis", disse a Procuradoria Geral.

Nas cidades de Bogotá, Cali, Medellín e Pereira foram apreendidos mais de 750 mil dólares em dinheiro, além de 360 quilos de cocaína e 5 quilos de heroína. Também foram confiscados veículos automotores, jóias, dois aviões e um bote.

Na Colômbia, foram detidos Chekry Mahmoud Harb, conhecido como "Taliban", Ali Mohamad Abdul Rahim, conhecido como "Ali", e Zacaria Hussein Harb, conhecido como "Zac". Os três coordenavam o envio de drogas para seus países de origem fazendo com que o dinheiro arrecadado ingressasse no território colombiano por meio de empresas de fachada, disseram as autoridades.

"Parte do dinheiro era distribuído em países do Oriente Médio a fim de, supostamente, financiar grupos terroristas como o Hezbollah", afirmou a Procuradoria Geral, referindo-se à organização islâmica do Líbano que mantém laços com o Irã e a Síria.

A Colômbia, principal aliado dos EUA na América Latina, continua a ser o maior produtor mundial de cocaína, e isso apesar dos últimos sete anos em que o governo norte-americano gastou 5 bilhões de dólares com assistência militar e treinamento de efetivos colombianos para enfrentar o narcotráfico e grupos armados ilegais como as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Os EUA denunciaram que, com o apoio do Hezbollah e de outros grupos islâmicos que acusam de terrorismo, organizações daquele tipo mantêm-se ativas dentro de comunidades árabes da América do Sul, como as existentes no Brasil e na Venezuela.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

3 comentários:

  1. Osama. Obama, como disse uma vez Reinaldo de Azevedo. Já está tudo preparado. Até o próprio Obama avisou que após as eleições haverá uma onda de ataques terroristas.
    Cavaleiro, percorri até alguns jornais do mundo e não há nenhuma notícia sobre a desqualificação da candidatura Osama.A bomba vai estourar mesmo ou a Justiça vai ficar no lenga-lenga?

    ResponderExcluir


  2. A coisa está ainda cheia de nuvens, o material sobre o OBAMA vem do site do advogado DEMOCRATA (portanto do mesmo partido que o candidato mestiço, assim como eu (mestiço também)), o OBAMA CRIMES (http://obamacrimes.com - veja só o nome do site, que coisa!!!) e até hoje nem mesmo referências ao site e/ou ao trabalho (as "dúvidas") deste advogado estamparam matérias de capa nos jornais "importantes" mundo afora. Tem muita coisa em jogo mas acredito que este episódiio pode sepultar de vez as grandes mídias mundo afora, pelo menos enquanto empresas que divulgam FATOS e INFORMAÇÕES. Acredito que a partir deste marco histórico iniciado pelo referido advogado as mídias internacionais serão conhecidas pelo que são: EMPRESAS DE PUBLICIDADE DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO MUNDIAL, e dos criadores da tal NOVA ORDEM MUNDIAL, a ORDEM DOS BANDIDOS, DOS PIORES, DOS CANALHAS.

    Talvez apareça mais informação por aqui vinda de fontes confiáveis, estou tentando encontrar o fio da meada. Se aparecer aqui no meu micro, claro que vai pro blog.

    Vamos em frente...

    Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Cavaleiro. Espero que possamos escapar dessa grande armadilha.

    ResponderExcluir

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo