Material essencial

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog do Josias: Governistas desistiram de aprovar a "CPMF da Saúde"

BLOG DO JOSIAS 
da Folha Online, 15/10/2008 - 03h13

A CSS (Contribuição Social para a Saúde) sumiu do noticiário. Antes do recesso eleitoral, a nova CPMF era prioridade zero do governo na Câmara e hoje ninguém mais fala sobre ela, informa o blog do Josias.

O idealizador da proposta, Henrique Fontana (PT-RS), líder do governo na Câmara, reconhece que "a CSS não vai ser a prioridade desse momento". Para ele, a prioridade agora é do projeto que cria o Fundo Soberano e da reforma tributária.

Boa parte dos deputados governistas que votaram a favor do novo tributo antes do recesso já não se dispõe a repetir o gesto. O texto-base do projeto que institui a CSS foi aprovado em 12 de junho, com 259 votos a favor e 159 contra.

Para o ministro José Gomes Temporão (Saúde), "o sistema [de saúde] se defronta com fragilidades. A principal delas é o subfinanciamento crônico". O ministro afirma que o principal assunto que melhoraria o investimento na saúde seria a regulamentação da emenda 29.

É justamente onde entra a CSS. A emenda define regras para os gastos na área de saúde da União, dos Estados e dos municípios.

Leia a reportagem completa no blog do Josias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo