Cliff Kincaid
A falta de apoio público é significativa já que a imprensa esquerdista acobertadora esta sugerindo que se trata tão somente de um “resgate”, um apoio, ao invés de Socialismo.
Investor’s Business Daily (IBD) tem um repórter fantástico,Terry Jones, que tem feito uma série de artigos explosivos sob o título “O que causou a Crise dos Empréstimos?”. IBD também tem a melhor página editorial conservadora da nação. Eles não se furtaram em cobrir a história de Frank Marshal Davids – o mentor comunista de Barack Obama – e tem publicado uma série chamada “A Audácia do Socialismo”, a cerca dos pontos de vista pró-Marxistas.
Em 24 de setembro, eles publicaram um editorial constrangedor – “É Tempo de Agir” – aderindo ao Plano do Secretário do Tesouro (equivalente a Ministro da Fazenda) Henry Paulson de $ 700 bilhões de tomada de controle do setor financeiro, o que foi denunciado pelos Senadores Conservadores Jim Bunning e Jim DeMint como socialismo.
Na Câmara, o Republican Study Committee (RSC) (Comitê Republicano de Estudos) liderou a oposição, através de seu Presidente Deputado Jeb Hensarling do Texas denunciando que o plano de Paulson colocaria os EUA em “estado hipnótico para o socialismo”.
“Todo mundo está dando palpites, mas nós precisamos estudar se há alguma idéia melhor do que a do nosso Secretário do Tesouro e do Presidente do FED já divulgada”, disse IBD. - “O Congresso deveria agir imediatamente”. IBD também chamou a ambos de profissionais ‘competentes e com grande experiência’.
Um leitor do IBD viu a ironia, e comentou que após uma série de artigos avisando sobre as propostas socialistas de Barack Obama e suas origens tornou-se absurda, “particularmente à luz dos esforços da atual administração Republicana para socializar mais de um trilhão de dólares em contas podres com base no imposto sobre o cidadão Americano, o que é investir no absurdo”. O leitor referia-se não somente ao Plano de Recuperação, mas também à Nacionalização das companhias de Hipotecas Fanie Mãe e Fredie Mac orçado em $ 300 bilhões.
O Washington Post no Sábado utilizou um novo eufemismo chamando o “Plano de Recuperação” de “Plano de Estabilização do Sistema Financeiro Norte Americano”.
Mas, a tal “idéia melhor” apareceu, e veio do RSC (Comitê Republicano de Estudos). O relatório “Princípios para a Recuperação da Economia” inclui dentre outras medidas, o corte dos impostos e a criação de Fundos Privados de Seguros, para mudar o rumo da atual crise financeira.
De acordo com os Deputados Conservadores, não apenas o plano de Paulson contém defeitos fatais, mas, como foi revelado posteriormente pelo Wall Street Journal que a versão do Partido Democrata – que já conta com mais de 100 páginas - inclui fundos para grupos políticos radicais como a Housing Trust Fund responsável pelos subsídios a grupos como ASCORN e National Council of La Raza.
Em discurso, Hensarling afirmou – “Nós devemos considerar alternativas que suspenderiam imediatamente os impostos sobre os ganhos de capital. Nós estamos numa crise de liquidez e, suspender os impostos sobre ganhos de capital, resultaria na captação imediata de investimentos da ordem de um trilhão de dólares, recolocando as coisas em ordem no mercado. Segundo, nós precisamos suspender o ordenamento contábil que criou as condições para a acumulação de uma tal montanha de sujeira e quebradeira do crédito no mercado americano”.
Ressaltando que as entidades criadas pelo governo estão na raiz do problema, ele acrescenta – “Quando Fanie Mae e Fredie Mac foram à bancarrota – um fato que os Congressistas Republicanos vem avisando há anos e anos – o sistema de Hipotecas foi conjuntamente deturpado. Estes verdadeiros Frankensteins Financeiros – criados em laboratórios governamentais – não são criações do sistema de livre empresa e nós devemos em ultima instância, retirar a sua capacidade monopolizadora, e devolvê-la ao mercado. Finalmente, o FED esta sendo empurrado em várias direções e nós deveríamos reformular a Lei Humphrey Hawkins que no momento desvia a atenção do FED da Estabilidade de Preços de Longo Prazo, para o crescimento econômico de curto prazo.
Ron Paul, candidato vencido nas primárias republicanas, e que avisou sobre a crise iminente, chamou o plano de Paulson de – “bobagens costuradas no chute, forçando um congresso que não quer a agir sob a ameaça de que se não for aceita, levara ao colapso do sistema financeiro”. Muito ao contrário, ele afirmou :“A aprovação destas medidas vai levar-nos diretamente ao final da estrada da quebradeira econômica”.
Da parte do Senado, Sen. DeMint alinhavou um plano para estimular o crescimento econômico, baixar impostos, reformular programas governamentais e expandir imediatamente a produção interna de energia.
Enquanto isso, o USA Today foi pego com a boca na botija, claramentefalsificando a divulgação dos resultados de sua própria pesquisa sobre a crise – “Aproximadamente 8 em cada 10 americanos (78%) dizem que o congresso deveria aprovar o plano de recuperação financeira do mercado, mas a maioria quer que os congressistas modifiquem significativamente o plano de $700 bilhões da administração Bush” diz a reportagem de capa do USA Today.
Mas, a pergunta apresentada foi – “Como você deve saber, a administração Bush propôs um plano que permitiria ao Departamento do Tesouro comprar, e revender até US $ 700 bilhões em bens sub-avaliados das companhias financeiras. O que você gostaria que o congresso fizesse…”.
O resultado foi que somente 22% quer que o congresso aprove um plano similar ao proposto por Bush. Um total de 56% gostaria de um plano diferente da proposta Bush.
A pesquisa Rasmussen informa que o apoio ao plano caiu para 24%.
A falta de apoio da população é ainda mais significativa devido à cobertura parcial dos meios de comunicação.
Como o Accuracy In Media (AIM) tem informado, mesmo os conservadores na mídia, tais como Fred Barnes e Charles Clauthammer da Fox News, tem endossado o Plano Paulson, e na blogosfera conservadora Hugh Hewitt tem sido um significante líder de torcida a favor. No “Memorandum aos Deputados Republicanos” que lideram a oposição ao esquema socialista, Hewitt chega a acusar os conservadores de “intransigência”, e de “indiferença suicida” ao encarar a emergência econômica e a possibilidade real de pânico no sistema”.
Entretanto, o tempo para reagir esta acabando. Alguns Democratas estão dizendo, que o plano já poderia estar transformado em Lei até este domingo (28/09/2008).
Tradução: Mayr Sampaio Fortuna Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá internauta
O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.
Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.
Grande abraço
Cavaleiro do Templo