Material essencial

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Senado diz que houve omissão nas mortes de bebês no Pará

Do portal G1
17/07/2008


Comentário do Cavaleiro do Templo
: o Pará GOVERNADO PELO PT (Ana Júlia Carepa) pouco liga para crianças (não estou falando dos paraenses, ok?). Lembram-se daquela menina na cadeia entregue para os presidiários dela se servirem do jeito que quisessem? Era no mesmo Pará do PT...

Documento foi aprovado, nesta quarta-fera, por grupo que visitou a Santa Casa de Belém.
Presidente do hospital disse que 262 bebês morreram na maternidade em 2008.
Os senadores que visitaram a Santa Casa de Belém, na semana passada, concluíram que houve omissão das autoridades responsáveis pelo hospital. O relatório sobre as mortes dos bebês foi aprovado nesta quarta-feira (16), em Brasília, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Maurício Bezerra, novo presidente da Santa Casa de Belém, disse que 262 bebês morreram na maternidade em 2008. Quando assumiu o posto no dia 8 deste mês, o médico atribuiu as mortes a uma série de fatores.

"Fatores de ordem estrutural, possibilidade de ordem infecciosa, possibilidade de procedimentos técnicos. Apontar alguém responsável cabe aos órgãos competentes."

Sugestões

O relatório ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, posteriormente, pela Mesa do Senado, para que suas sugestões possam ser adotadas.

O relator ressaltou que a falta de oferta de serviços de saúde no estado sobrecarregou a Santa Casa, hospital-referência do Pará.

Os senadores informaram que o Ministério da Saúde deve encaminhar à Santa Casa de Belém cerca de R$ 1 milhão para compra de equipamentos hospitalares, além de R$ 200 mil mensais para a contratação de leitos. Também devem ser entregues para a Secretaria de Saúde equipamentos como ventiladores pulmonares e aparelhos de oxigênio portáteis.

Barcarena

Sem estrutura nos hospitais e sem profissionais qualificados, as grávidas de Barcarena (PA) têm dificuldades em fazer o pré-natal. Para muitas delas, a única saída é buscar ajuda na capital.

Segundo Paulo Alcântara, secretário municipal de saúde de Barcarena, o hospital materno infantil que está sendo construído terá 30 leitos, mas ainda não há previsão para ser concluído. O secretário também informou que o pré-natal é oferecido em 12 postos do Programa Saúde da Família, em dois centros de saúde e nos dois hospitais públicos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo