Material essencial

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Colômbia: Farc entregam 8 reféns à Cruz Vermelha

Do portal FOLHA ONLINE
Quinta, 24 de julho de 2008

da Efe, em Bogotá

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) entregaram ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) oito das dez pessoas que mantinham seqüestradas há oito dias no noroeste colombiano, informaram nesta quinta-feira fontes da organização humanitária em Bogotá.

Comentário do Cavaleiro do Templo: é palhaçada, não? A gangue sequestra pessoas a uma semana e depois solta, MAS OS OUTROS SEQUESTRADOS CONTINUAM LÁ, REFÉNS. O que significa isto, senão encenação para ganhar espaço na mídia como "pessoas que agora estão querendo fazer o bem". Estes aí (se é que forama sequestrados pelas FARC mesmo), o foram para serem libertados no mesmo momento. Desta forma, estamos nós aí falando das FARC que voltaram às mídia.

A delegação do CICV na Colômbia disse em comunicado que os reféns foram libertados na quarta-feira na zona rural de Vigía del Fuerte, cidade na divisa entre os departamentos de Antioquia e Chocó.

Os libertados são "oito civis que se encontravam em poder das Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo) desde 17 de julho", acrescentou a fonte.

Os oito reféns faziam parte de um grupo de 18 pessoas que viajavam pelo rio Atrato em um barco que tinha saído de Altero, em Antioquia, e tinha como destino Quibdó, capital de Chocó.

Dez dos viajantes foram seqüestrados por guerrilheiros da Frente 34 das Farc em uma parada da lancha em Palo Blanco, aldeia de Chocó. Os outros foram deixados às margens do rio Beberá, afluente do Atrato.

"A operação foi possível graças à interlocução confidencial e discreta das partes interessadas e sob a ação humanitária, neutra e independente do CICV", informou a organização, que esclareceu que "a libertação foi realizada depois de uma solicitação de que as Farc os enviassem ao CICV".

Comentário do Cavaleiro do Templo: interlocução confidencial e discreta? O que significa isto?

Na mesma nota, a delegação reiterou "sua disponibilidade de apoiar a busca de mecanismos para obter a libertação de outros reféns, assim como dos demais detidos em poder dos grupos armados".

A identidade dos libertados não foi informada, assim como as dos dois seqüestrados em poder das Farc. As vítimas eram aldeões, alguns dos quais vinculados com entidades estatais na região.

Comentário do Cavaleiro do Templo: meio estranho, não? Por isto tenho cá minhas dúvidas acerca deste sequestro. Está me parecendo mais uma palhaçada pseudo-estilosa como as do CHÁVEZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo