Material essencial

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Interpol confirma: dados dos computadores das FARC são autênticos

Do blog MOVIMENTO ORDEM E VIGÍLIA CONTRA A CORRUPÇÃO

O esperado informe da Interpol confirmou que os documentos encontrados pelo exército colombiano no PC de Raúl Reys das FARC são autênticos. Não ouve manipulação, nenhum tipo de alteração dos dados.

No PC continham 37.872 documentos de texto, 452 folhas de cálculo, 210.888 imagens, 10.537 arquivos multimídia, que pesavam 610 gigabytes de informação. Tinha também 7.989 endereços de correio eletrônico e 22.481 páginas de internet, de acordo com a Interpol.

Se uma pessoa fosse ler todo conteúdo do PC, ela levaria 1.000 anos lendo 100 páginas por dia, para conhecer todas as informações das 39,5 milhões de páginas de arquivos em formato Word, que foram entregues a Interpol, disse o Secretario Geral, Ronald Kenneth Noble, que destacou a independência e a integridade na avaliação da evidência.

"A Interpol conclui que não ouve nenhum tipo de alteração, repito, nenhuma alteração dos dados computador", pontualizou Noble ao apresentar para a imprensa os resultados do trabalho de "informática forense" que seu organismo fez por petição do Governo do presidente Uribe.

A Colômbia recorreu a Interpol para desfazer qualquer dúvida sobre a autenticidade dos documentos contidos nos 3 computadores portáteis dos discos rígidos externos e das três memórias portáteis USB. O exame forense se limitou a verificar se a Colômbia havia alterado os arquivos e manejado as provas corretamente. Não foi solicitado a Interpol que analisasse o conteúdo dos documentos eletrônicos propriamente ditos. EL Tiempo.Com – Leia matéria completa
aqui

Foto: Canal Institucional - Ronald Kenneth – ele assegurou que não houve manipulação dos arquivos por parte da Colômbia, segundo estudo realizado por 64 pessoas durante 5.000 horas.


AS FARC CONTRIBUIRAM COM U$100.000 PARA CAMPANHA DE RAFAEL CORREA

O dado aparece em um dos correios extraídos do computador de Raúl Reyes. Mostra também a estreita relação entre o ministro equatoriano Gustavo Larrea com o grupo terrorista. Uma cópia da agenda de Marulanda, cita: 'Vamos com Correa até que se mantenha' El Mundo espanhol teve acesso a vários correios eletrônicos que comprometem o Presidente Rafael Correa, o seu ministro Coordenador de Segurança Interna e externa, Gustavo Larrea, e um militar reconhecido como herói nacional, o coronel Jorge Brito. O mandatário insistiu na segunda-feira em Madri, que as presumidas conexões das FARC com seu governo são falsas, resultado de uma campanha de desprestigio orquestrada por Bogotá. Pois, aí está a prova cabal de que Rafael Correa é outro grande mentiroso.


VENEZUELA OFERECEU AJUDA PARA FARC COMPRAR MÍSSEIS

Washington Post - (Notimex)
- Altos funcionários da Venezuela haviam oferecido ajuda as FARC para conseguir mísseis - terra-ar - para reforçar sua luta contra o governo da Colômbia, segundo reportagem do diário The Washington Post.

O jornal que teve acesso aos documentos encontrados nos computadores de Raúl Reyes informou que funcionários venezuelanos buscavam comprar os mísseis de comerciantes de armas australianos. Também haviam acordado de os guerrilheiros colombianos receberem treinamento no Médio Oriente, segundo os documentos mostrados ao diário pelo governo colombiano. AOL LATINA


DEPARTAMENTO DE ESTADO: OS VÍNCULOS DA VENEZUELA COM AS FARC SÃO “MUITO PREOCUPANTES”

Os Estados Unidos disse nesta quinta-feira que os informes da imprensa que descrevem os prováveis vínculos de Venezuela com a as FARC são "muito preocupantes", reforçando que não há razão para duvidar da legitimidade dos documentos. - "A imagem descrita por alguns dos informes preliminares que eu vi nos últimos dias é preocupante, muito preocupante", disse numa roda á imprensa o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack. El Washington Post informou na quarta-feira que altos funcionários do governo da Venezuela propuseram ajudar os rebeldes a obter mísseis terra-ar para continuar sua guerra com a Colômbia. O jornal informou que teve acesso aos arquivos de discos rígidos do computador. Globovisión


JOBIM E GENERAIS EM TOUR - PELO CONSELHO DE DEFESA DO SUL

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou nesta quinta-feira a Montevidéu para apresentar a proposta de um Conselho Sul-americano de Defesa, informaram fontes diplomáticas à AFP. Ele viaja acompanhado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e pelo comandante militar do Sul, general José Elito Carvalho.

O ministro brasileiro procura explicar que o Conselho não seria somente uma aliança militar convencional, mas também uma "aliança de diálogo entre os ministérios de Defesa dos governos" O Brasil propõe uma articulação de políticas regionais de defesa, a organização de exercícios conjuntos e forças de paz, assim como a análise conjunta da conjectura internacional e das situações regionais. Jobim já abordou o tema com seus pares da Venezuela, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai, e semana que vem deverá falar com a Bolívia.

Essa iniciativa deverá ser abordada na reunião da União das Nações Sul-americanas (Unasur) em 23 de maio, em Brasília, ocasião em que se aprovará sua constitutiva. Esse projeto do Conselho de Defesa toma pulso justamente num momento em que os Estados Unidos decidiu restabelecer, depois de quase 60 anos, la IV Frota, que funcionou entre 1943 e 1950 na América Latina e no Caribe. Continue lendo a matéria da Globovisión/AFP
aqui



QUEREM RIR UM POUCO?


Chavistas protestaram contra Interpol

Então vejam a multidão de partidários de Hugo Chávez protestando ao meio-dia, em frente a Assembléia Nacional, contra as manifestações da Interpol sobre o PC de Raúl Reyes. Material do Portal 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo