Material essencial

terça-feira, 4 de março de 2008

URGE LIBERTAR-SE DE CHÁVEZ

Do portal FAROL DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
Alejandro Peña Esclusa
Ex-Candidato a Presidente da Venezuela, Presidente da Organização Fuerza Solidaria, Consultor do FDR

Caracas, 3 de março de 2008

Os fatos ocorridos durante as últimas 72 horas, demonstram sem deixar dúvidas o que venho denunciando desde o ano de 1995: que Chávez é – e sempre foi – um agente da guerrilha colombiana.

Se bem que até há poucos meses Chávez havia dissimulado sua relação com as FARC, hoje a manifesta pública e descaradamente, ao ponto de estar disposto a enviar à morte milhares de venezuelanos, em uma guerra inútil e injustificada com a Colômbia, só para vingar a morte de seu aliado e amigo Raúl Reyes.

Muitos pensam que uma guerra com a Colômbia é improvável e que o envio de tropas à fronteira é mais uma palhaçada de Chávez; porém, não se pode deixá-lo a seu livre arbítrio. Sua permanência no poder constitui um risco permanente, sobretudo pelo estado irracional em que se encontra.

Em seu estado de ânimo, Chávez é capaz de cometer ações sumamente perigosas, desde agitar seus sócios do Foro de São Paulo para cercar a Colômbia, até fornecer armamento de ponta à guerrilha, para que leve a cabo um ataque de retaliação pela morte de Reyes.

Em outras palavras, embora Uribe queira evitar uma confrontação, é possível que Chávez não lhe deixe outro caminho. Como venho explicando em meus últimos artigos, muito antes que esta crise estourasse, existem mecanismos democráticos e constitucionais para libertar-se de Chávez, porém isso necessita de um grande acordo nacional, seguido de mobilizações populares generalizadas. As novas circunstâncias obrigam a acelerar o processo de sua saída.

Por sua parte, os militares venezuelanos terão que tomar uma decisão: morrer absurdamente na fronteira para defender os interesses das FARC, ou exigir que Chávez deponha sua atitude belicista.

Artigos relacionados:

1 ¡Ni un día más! – disponível em http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos?NiUnDiaMas.htm

2. Mecanismo de reemplazo – disponivel em http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/MecanismoDeReemplazo.htm

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo