Material essencial

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Uma nota sobre Thomas Sowell

Do portal MÍDIA SEM MÁSCARA
Por Antônio Emílio A. de Araújo em 19 de fevereiro de 2008

Resumo: Com Thomas Sowell, somos espectadores cada vez mais conscientes de uma guerra ideológica que se trava no último campo de batalha possível, que é a sociedade americana.

Quando comecei a traduzir Thomas Sowell para o MSM, em 13/05/2005, (Reconstruindo New Orleans – e os EUA) já existiam no site cinco artigos dele traduzidos por outros colaboradores. Nessa época, se não me engano, sua única obra publicada no Brasil era Ação Afirmativa ao Redor do Mundo: estudo empírico, editora Univercidade. Lembro-me de um artigo de Ali Kamel sobre o livro, em O Globo, que, imagino, o tenha tornado mais conhecido. Até hoje, os livros de Sowell não têm despertado o interesse dos editores brasileiros e creio que aquele livro ainda seja o único do autor em português.

O centésimo artigo do autor, por mim traduzido, é publicado esta semana. São 105 artigos, ao todo, nos arquivos do MSM. Hoje, nenhum brasileiro bem informado pode alegar desconhecimento desse autor absolutamente fundamental. É pena que o leitor médio brasileiro ainda se ressinta da falta de seus livros em português. Mas um pouco de seu pensamento pode ser percebido pelos seus artigos, pois a temática básica que é desenvolvida em seus livros se reproduz em seus artigos. Vemos, assim, desde a tentativa pedagógica de Sowell de ensinar Economia para o público em geral, até suas denúncias do ativismo judicial esquerdista que vem destruindo a tradição jurídica americana. Transparece também, em seus artigos, não só a caracterização precisa do ideal da esquerda, como também as conseqüências desse ideal numa sociedade que o aceita sem reflexão. Temos pungentes denúncias da devastação moral que vagarosamente se implanta na sociedade americana, advinda da aceitação, em todos os níveis, de pressupostos esquerdistas.

A rigor, com Sowell, somos espectadores cada vez mais conscientes de uma guerra ideológica que se trava no último campo de batalha possível, que é a sociedade americana. Do resultado dessa guerra depende o futuro da humanidade. Claro que aos leitores do MSM isso não soará estranho, pois há aqui muitos outros analistas que nos estão alertando para isso, há tanto tempo.

Mas o estilo de Sowell e os temas por ele tratados são muito propícios à outra coisa importante. Como todos sabem, Sowell é professor, e ele não deixa de sê-lo em seus livros e artigos. Por isso, como pai, tenho observado os efeitos que seus artigos produzem em meus próprios filhos, infelizmente doutrinados nas escolas brasileiras. O trabalho de reversão da doutrinação, que todo pai deve fazer incessantemente, é, com Sowell, facilitado. Tenho feito de Sowell um prato servido semanalmente em minha casa. É dos mais saborosos e seu poder nutritivo é imenso. Recomendo a todos os pais esse menu. Bom apetite!

O autor é professor de Engenharia da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo