Material essencial

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Violentos distúrbios na Bolívia

Do blog MOVIMENTO ORDEM E VIGÍLIA CONTRA A CORRUPÇÃO

A Assembléia Constituinte da Bolívia, reunida em um colégio militar e à revelia da oposição, aprovou neste sábado o projeto da nova Carta Magna do Evo Morales, que promete “refundar a Bolívia”, enquanto nas proximidades do local, graves distúrbios provocaram uma morte e mais de 100 feridos, no enfrentamento entre polícia e civis (universitários).

A vítima foi um advogado de 29 anos, identificado como Gonzalo Durán, que morreu com um ferimento à bala na altura do tórax, segundo o médico Mario Carvajal.

Foram ao menos 100 feridos em quase 48 horas de enfrentamentos entre a polícia e os universitários nas ruas de Sucre, capital da Bolívia. Na porta do hospital onde morreu Duran, várias pessoas gritavam "Evo, assassino".

Os sucrenses e a oposição qualificam de ilegal a reunião de Evo por ter acontecido em um quartel militar, e por violar o regulamento e a agenda programada, que não incluía o pedido de Sucre de ser a sede de todos os poderes estatais, motivo principal do incidente.

Campesinos, indígenas e sindicalistas apoiadores de Evo se espalharam por Sucre nos últimos dias para "defender" a Constituinte de Evo. Os líderes de Santa Cruz, a região mais rica do país, estão convocando para terça feira próxima uma manifestação em apoio à Sucre e contra a manobra do governo e sua Constituição.

Comentário do Cavaleiro do Templo: esta é a "Democracia Bolivariana" dos associados do FORO DE SÃO PAULO, entre eles, como todos sabem, o co-fundador LULA.

Atualizando a notícia: Mais três mortos, entre ontem sábado e hoje, durante os protestos em Sucre. Um cenário de violência, fúria e saques, onde mais dois civis e um policial foram vítimas de disparos e de linchamento, respectivamente. Já foram atendidos mais de 200 feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo