Material essencial

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sem educação clássica, o mundo está perdido...

Vendo um filme dirigido por Al Pacino chamado LOOKING FOR RICHARD, me deparei com um depoimento que me impressionou até a raiz dos poucos cabelos que me restaram. Uma pessoa sem dentes parecendo mesmo que vivia de pedidos (leia-se esmolas) entrevistada na rua disse o seguinte sobre Shakespeare:

"A inteligência está ligada à linguagem. Quando falamos sem sentimento a sociedade não nos dá nada. Deveríamos falar como Shakespeare. Deveríamos incluir Shakespeare no currículo escolar. Sabe por quê? Porque aí as crianças teriam sentimentos!

- Tem razão, diz o entrevistador.

Não temos sentimentos. Por isto é fácil para nós pegar uma arma e matar. Não sentimos nada pelo outro. Se aprendêssemos a sentir não seríamos tão violentos.

- Shakespeare ajuda nisto?

Ele fez mais que ajudar. Ele nos ensinou."

Um pouco mais a frente no filme, continua esta pessoa.

"Se vemos as palavras como coisas e não falamos com sentimento, dizemos coisas que não significam nada. Mas, falando com sentimento, dizemos menos e sentimos mais."

E saiu andando pela rua pedindo trocados aos transeuntes...

Tenho este filme a alguns anos. Desde a primeira vez que que o vi, jamais esqueci deste homem, de seu semblante doído, aparentando sujeira, desdentado, feio, maltratado. Mas antes disto tudo, lúcido. Porra, que vida estamos levando??? Desculpem pelo primeiro palavrão neste blog mas foi inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo