Material essencial

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Bravo, Presidente URIBE!!!

Do blog MOVIMENTO ORDEM E VIGÍLIA CONTRA A CORRUPÇÃO

A RESPOSTA DE UM ESTADISTA

The Associated Press

O presidente colombiano Alvaro Uribe replicou duramente, neste domingo, o Hugo Chávez. A forte resposta de Uribe se deu logo depois que Chávez afirmou que Uribe “cuspiu brutalmente" em seu rosto, ao cancelar sua mediação com o grupo guerrilheiro das FARC, cujo intento era o de realizar um acordo com essa organização. No canal estatal de TV, Chávez chamou Uribe de mentiroso e disse que vai colocar as relações com a Colômbia no congelador, porque ele perdeu a confiança no presidente Colombiano.

A RESPOSTA DE URIBE A CHÁVEZ

"A verdade presidente Chávez é que você está fomentando um projeto expansionista, e na Colômbia esse projeto não tem entrada... Não se pode incendiar o continente como você faz, falando um dia contra a Espanha, no outro contra os Estados Unidos, maltratando um dia ao México, no seguinte ao Peru, na manhã seguinte a Bolívia", disse em tom indignado.

Uribe, durante o pronunciamento em Calamar, ao norte de Bogotá, assegurou que Chávez não tem argumentos e apela aos insultos, coisa que acaba afetando "não somente as relações internacionais, mas neste caso você fere também a dignidade do próprio povo venezuelano".

"A verdade presidente Chávez, é que nós necessitamos de uma mediação contra o terrorismo e não de legitimadores do terrorismo. Suas palavras e suas atitudes dão a impressão de que você não está interessado na paz da Colômbia, e sim que a Colômbia seja vítima de um governo terrorista das FARC”, disse o mandatário.

"Não se pode maltratar ao continente, incendiá-lo como você faz falando de imperialismo, quando você mesmo, baseado em seu pressuposto quer montar um império.”

"A verdade, presidente Chávez, é que não se pode maltratar a história, não se pode manchar a memória dos heróis, desfigurá-los com a demagogia popular, para desorientar os povos".

"Não se pode burlar a lei como você faz... para substituir a lei pelo capricho pessoal. A verdade com testemunhos é que não se pode desorientar o povo interpretando mal o legado do libertador (Simón) Bolívar. O Libertador foi integralista, mas não expansionista. Não tentava tirar do território americano a dominação européia para se impor como você quer fazer sua própria dominação, baseada no poderio de seu pressuposto".

“A Colômbia tem todo o direito de derrotar o terrorismo, tem todo o direito de aceitar mediações, porém não as mediações que busquem o protagonismo político, o ensenhoramento político do terrorismo".

"Agora trate de apelar ao velho truque de estimular na Venezuela o ódio contra a Colômbia, e contra o governo da Colômbia, para poder abusar de seu favorecimento eleitoral", denunciou Uribe.

Pediu aos venezuelanos refletirem sobre a atitude do governo de Chávez, que "não é capaz de censurar as FARC, já que censura injustamente o governo da Colômbia, e que a contradição é que o governo da Colômbia... jamais desrespeitou o governo de Venezuela e tampouco o povo venezuelano".

Disse sobre o convite da senadora Piedad Córboba a Chávez para que ele mediasse com as FARC, "ela está mais interessada... em possibilitar um governo com influência do terrorismo na Colômbia do que ajudar-nos a superar a tragédia dos seqüestrados e a conseguir a paz".

Disse ainda que na Colômbia "tem pobreza e limitações", e também "tem dignidade. O dinheiro se consegue todos os dias, em algumas nações ele é mais escasso que em outras, porém a dignidade, o respeito ao ser social, o respeito às liberdades individuais, quando se perdem esses valores é difícil voltar a recuperá-los... Não admitimos que ninguém abuse de nossa tragédia dando razão ao terrorismo".

E arrancando aplausos dos assistentes, disse que não admitirá que se incorpore a "Colômbia em um projeto expansionista que pouco a pouco vai negar as liberdades, que com tanta dificuldade este continente conseguiu conquistar".

Fonte - El Nuevo Herald

Comentário do Cavaleiro do Templo: pena que o Uribe não nasceu aqui. Por outro lado, graças a Deus que o povo da Colômbia tem um homem íntegro, decente e honesto no comando de seu país. Uribe tem maioria esmagadora de aprovação na Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá internauta

O blog Cavaleiro do Templo não é de forma algum um espaço democrático no sentido que se entende hoje em dia, qual seja, cada um faz o que quiser. É antes de tudo meu "diário aberto", que todos podem ler e os de bem podem participar.

Espero contribuições, perguntas, críticas e colocações sinceras e de boa fé. Do contrário, excluo.

Grande abraço
Cavaleiro do Templo